15 de outubro: Todo dia é (de luta) dos/as trabalhadores/as em educação

Em 2018, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee publicou, no dia 15 de outubro, publicou nota destacando que, anualmente, esta é a data em que desejamos um feliz dia a todos os educadores e educadoras deste país, embora não fosse fácil dizer essas palavras então, sem que parecessem mero lugar-comum, num momento em os trabalhadores e trabalhadoras em educação se viam duramente impactados por uma onda de retrocessos.

Continua não sendo fácil. Foi há um ano, mas, na relatividade do tempo — se é que metáforas com a física moderna ainda estão permitidas numa época em que até a própria ciência é questionada pelos fundamentalistas no poder —, poderia ter sido mais. Neste ano que se passou, como se não parecesse impossível, os retrocessos se aprofundaram. A barbárie que até então estava à espreita foi alçada ao Planalto e os educadores e educadoras se vêm diante de uma luta que não é apenas por seus direitos trabalhistas e previdenciários ou pela valorização no magistério, mas pela própria liberdade de aprender e ensinar. Um luta para assegurar aquela que é a primeira das garantias constitucionais básicas: a educação.

Por mais que o cenário seja doloroso, temos lutado, com todas as nossas forças. Não só neste 15 de outubro — dia de reconhecimento aos professoras e professores, bem como aos e às auxiliares de administração escolar e técnicos administrativos, uma vez que é uma vitória, em vários estados e municípios, o fato de que sindicatos filiados à Confederação conseguiram que esta data comemorativa fosse ampliada e reconhecida como Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação. Temos lutado todos os dias e assim seguiremos: pela educação pública, gratuita, crítica, democrática, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada; contra a censura, a mordaça e a perseguição; por uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.

E, ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras em educação a quem dedicamos este dia e todos os outros, continuaremos lutando.

Brasília, 15 de outubro de 2019.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo