1º de maio histórico, com mensagem de luta e esperança

Diretores da Contee e de entidades filiadas fizeram parte do ato histórico do Dia do Trabalhador realizado ontem em Curitiba, que reuniu mais de 40 mil manifestantes. O 1° de maio foi em defesa da retomada dos direitos dos trabalhadores, que têm sido vilipendiados pelo governo golpista, mas também da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja prisão — arbitrária, injusta e política — é o símbolo do aprofundamento do golpe que atinge todo o país, em especial a classe trabalhadora. “A luta é verdadeira!”, declarou a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, que desde a prisão de Lula tem acompanhado de perto o acampamento na capital paranaense. “1° de maio de luta.”

Durante o ato, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, leu uma carta de Lula endereçada a todos os trabalhadores e trabalhadoras (http://portalctb.org.br/site/noticias/brasil/leia-a-carta-de-lula-ao-povo-brasileiro-divulgada-neste-primeiro-de-maio), na qual o ex-presidente destacou a ilegitimidade de Temer e o alto índice de desemprego no pós-golpe, que “cresce e humilha o pai de família e a dona de casa”. Mas, segundo ele, a “esperança que retomamos neste 1º de maio unificado não é apenas um desejo, é algo que buscamos em nossa luta democrática em todos os dias. Ela nos fortalece para superarmos o triste momento presente e para construir um futuro de paz e prosperidade”.

Por diversas cidades do Brasil, dirigentes da Contee, das federações e dos sindicatos de base também participaram das manifestações pelo Dia do Trabalhador. O coordenador-geral da Confederação, Gilson Reis, esteve nos atos realizados em Belo Horizonte e Contagem e defendeu “luta e resistência”.

Por Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo