CTB prepara 1º Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas

A secretaria de Previdência, Aposentados e Pensionistas da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) realizou, na manhã desta sexta-feira (15), uma reunião para encaminhar os preparativos para a realização de seu 1º Encontro de Aposentados e Pensionistas.

O Encontro, previsto para acontecer no primeiro semestre de 2015, pretende dar o pontapé inicial para a criação do Sindicato Nacional, que deve aprofundar as discussões acerca de temas prioritários para o segmento, como o fim do fator previdenciário e a implantação de uma política de valorização das aposentadorias, bandeiras defendidas pela CTB desde sua fundação.

Na reunião desta manhã na sede da entidade, ficou estabelecida uma Comissão Provisória, composta pelos dirigentes Pascoal Carneiro (secretário de Previdência, Aposentados e Pensionistas), José Bitelli (Eletricitários), Uriel Villas Boas (Fitmetal) e Aroldo Divino dos Santos (assessor da secretaria), que dará todo o suporte aos estados e acompanhará os encontros regionais.

Para fazer um raio-x do segmento e organizar a etapa nacional, as estaduais da CTB devem promover encontros regionais, a partir da segunda quinzena do mês de novembro, fazendo um levantamento das associações, departamentos ou secretárias de aposentados nos sindicatos filiados. “O objetivo é mapear o que acontece no Brasil e qual a situação nas regiões”, destacou Uriel Villas Boas.

Pascoal Carneiro revela que para fazer essa discussão também serão convidados os Sindicatos Nacionais das Centrais Sindicais. “O objetivo é avançar com a discussão dessa pauta que está parada desde o ano passado, após reunião com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves;  e com o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Ambos se comprometeram a encaminhar as reivindicações mas até agora nada”, afirma o sindicalista.

Em dezembro de 2013, as centrais e a Cobap (Confederação nacional dos Aposentados) apresentaram uma pauta de 23 pontos para o ministro da Previdência . Dessa lista, dez itens foram destacados para uma análise do Grupo de Trabalho montado com os aposentados. No entanto, segundo Pascoal Carneiro, o trabalho do GT está parado. “Nosso objetivo é avançar com essa pauta e a discussão do GT, que está parada em Brasília”, reforçou.

Pascoal lembra ainda que a Comissão criada é provisória e estará à disposição para orientações, esclarecimentos e acompanhamento dos encontros nos estados, bem como a secretaria de Previdência, Aposentados e Pensionistas da CTB.

Do Portal CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo