2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação: Contee e entidades filiadas presentes!

Os diretores e jornalistas da Contee e de suas entidades filiadas que participaram, na última sexta-feira (10), do 3º Seminário de Comunicação promovido pela Confederação, reuniram-se, neste sábado (11), às quase 700 pessoas que lotaram o Teatro Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, para participar do 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação. O ato político de abertura contou com a presença, na mesa simbólica, de cerca de 30 representantes da política e de movimentos sociais, entre os quais a coordenadora da Secretaria de Comunicação Social da Contee, Cristina de Castro. Todos ressaltaram a importância da luta pela democratização da comunicação no país.

A coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, celebrou o fato de o evento reunir tantas pessoas para discutir mídia e democracia. Já o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica no Ministério das Comunicações, Emiliano José, que representou o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, declarou apoio ao Encontro e reforçou seu compromisso com a luta. “Estou aqui não apenas como representante do Ministério e do ministro Ricardo Berzoini, mas também como um clássico militante do movimento pela democratização da comunicação, disse. “Quem enfrentou o pau de arara, a repressão e a arbitrariedade da ditadura militar sabe da importância da liberdade de expressão”. Por sua vez, o secretário executivo do Ministério da Cultura, João Brant, ressaltou o elo entre o objeto de sua pasta e a comunicação. “A fruição cultural se dá pelos veículos de comunicação e, em contrapartida, os meios influenciam a produção cultural, principalmente do ponto de vista simbólico”. Ele também observou que o Brasil vive um déficit democrático em relação a países que enfrentaram o tema da regulação da mídia. “Precisamos desmitificar o debate, que não é um debate de países autoritários, mas justamente o contrário”, defendeu. Ele aproveitou para anunciar a abertura de um canal de diálogo permanente entre os Ministérios da Cultura e da Comunicação, para fortalecer a luta por avanços em ambos os setores.

O dia de debates também contou com presenças internacionais, como o canadense Toby Mendel, consultor da Unesco e diretor-executivo do Centro de Direitos e Democracia; o argentino Martín Becerra, professor e pesquisador da Universidade de Buenos Aires; o uruguaio Gustavo Gómez, professor e ex-secretário nacional de Telecomunicações do Uruguai; e o também argentino Guillermo Mastrini, professor especialista em direito à Comunicação. Eles participaram das mesas sobre o cenário internacional e os desafios do Brasil para enfrentar a regulação democrática da mídia e garantir o direito à comunicação, bem como acerca da luta por uma educação mais democrática na América Latina.

O 2º ENDC prossegue neste domingo. Antes da plenária final, que tratará do Projeto de Lei da Mídia Democrática e das estratégias de luta, a Contee e o projeto Hupokhondría, de Juiz de Fora, apresentarão a peça teatral “Alguma coisa você tem”, que, através do humor e da ironia, também faz reflexões sobre a comunicação contemporânea.

Representantes e entidades presentes na cerimônia de abertura do 2º ENDC:

Rosane Bertotti – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Lidyane Ponciano – Comitê Mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Adelmo Leão – Deputado PT/MG

Wadson Ribeiro – Deputado PCdoB/MG

Rita Freire – Conselho Curador da EBC

Israel do Vale – Presidente da Rede Minas

Ivana Bentes – secretária da Cidadania… MinC

João Brant – Secretário Executivo do Ministério da Cultura

Emiliano José – Secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações

Laura Tresca – Artigo 19

Renato Godoy – Instituto Alana

Célia Rodrigues – Rede Mulher e Mídia

Nilmário Miranda – Secretário de Direitos Humanos em Minas Gerais

Tais Ladeira – Associação Mundial das Rádios Comunitárias (Amarc)

Beatriz Cerqueira – CUT

Ariovaldo Camargo – CNTE

Cristina Castro – Contee

Liliane Machado – Andes

Flavia Lefevre – Proteste

Alexandre Braga – Unegro

Renato Barros – CNTSS

Marcólio Lima – Fenadados

Ronilda Silva – CTB

Sonia Maranho – Via Campesina

Daniela Rueda – Renajoc

Pablo Capilé – Fora do Eixo

Thiago José – Une

Fernando Alves – Ubes

Mariana Venturini – UBM

Ana Julia Goes – Levante

Nascimento Silva – Fitert

José Soter – Abraço

Angelo Antonio – Movimento Nacional das Rádios Comunitárias

Orlando Guilhon – Arpub

Renata Mielli – Barão de Itararé

Bia Barbosa – Intervozes

Rogerio Olivério – Conselho Federal de Psicologia

Valdice Gomes – Fenaj

Com informações do FNDC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo