6 de agosto, Dia dos Profissionais de Educação

O 6 de agosto é o Dia Nacional dos Profissionais de Educação, em homenagem ao trabalho qualificado dos profissionais que lidam com a educação no espaço escolar e com a formação das novas gerações. A data de valorização e reconhecimento para os funcionários de escola foi instituída pela Lei 13.054/2014.

O 6 de agosto se refere à sanção da Lei 12.014/2009, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reconhecendo os funcionários de escola como profissionais de educação escolar básica, juntamente com os professores e pedagogos, e beneficiou cerca de um milhão de trabalhadores que atuam nas escolas de ensino básico: educadores que passaram a ser valorizados e reconhecidos como profissionais de educação em todos os municípios brasileiros.

Desde o golpe que feriu a democracia, derrubou a presidenta Dilma da Presidência da República e preparou terreno para a vitória da ultradireita liderada por Bolsonaro, a educação e os direitos trabalhistas vêm sendo alvos privilegiados do governo e dos empresários. As constantes investidas contra a liberdade de cátedra, os cortes orçamentários no setor educacional, os ataques às entidades dos trabalhadores e organizações democráticas se tornaram cotidianos.

A resistência também foi incorporada ao dia a dia dos profissionais de educação, atuando em suas entidades, vencendo os desafios colocados pela pandemia para garantir a continuidade do ensino aos alunos, defendendo a democracia e a cidadania. Participaram da primeira e preparam a segunda Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), agendada para a segunda quinzena do próximo ano. Atuam, junto com as demais entidades populares e democráticas, nas campanhas e movimentos em defesa da soberania nacional, da solidariedade entre os trabalhadores, da garantia de direitos sociais, econômicos e democráticos.

A Contee se congratula com os profissionais de educação e reafirma seus compromissos com a defesa e fortalecimento da categoria.

Carlos Pompe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo