76% concordam com Lula que taxa de juros deve cair; só 14% dizem que não, aponta Quaest

Discussão ganhou corpo depois que Lula criticou a aberração da manutenção da taxa de juros no exorbitante patamar de 13,75%. Debate ganhou contornos relevantes porque ao comparar inflação com juros vê-se que não faz sentido esse percentual díspar

A nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (15), aponta que 76% dos brasileiros concordam com a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para diminuir a taxa de juros, que segue em alucinados 13,75% por decisão do BC (Banco Central).

A inflação brasileira medida pelo IPCA 15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15) no acumulado de 2022 está em 5,87%. Então qual a razão lógica deste juro?

Esta batalha contra os juros altos, os maiores do mundo, e a autonomia do BC, aprovada no final de 2020, em plena pandemia, tendo entrado em vigor em fevereiro de 2021, funciona como espécie de bomba-relógio prestes a explodir.

Com esses juros, o Brasil não tem como crescer e se desenvolver e o governo fica de pés e mãos atados para desenvolver qualquer política social de relevo. Ademais, esses juros impedem investimentos internos e externos.

LULA E O GOVERNO NA DIANTEIRA

Apenas 14% não concordam que o presidente esteja “certo em tentar forçar a queda da taxa de juros”, segundo a pesquisa Genial/Quaest. Outros 8% não souberam responder.

A discussão ganhou corpo depois que Lula criticou a alta taxa de juros fixada pelo BC. Por meio do Copom (Comitê de Política Monetária), em 31 de janeiro deste, a instituição manteve a taxa básica de juros (Selic) em 13,75%, uma das mais altas da série histórica apresentada pelo comitê.

O presidente do Bacen, Roberto Campos Neto, sinalizou, inclusive, que a taxa deve se manter em alta durante o ano inteiro. Desde então, as críticas ao Banco Central vêm se avolumando.

INDEPENDÊNCIA SERVE PARA QUEM

“Vou esperar esse cidadão [Campos Neto] terminar o mandato dele para a gente fazer uma avaliação do que significou o Banco Central independente”, disse Lula.

“Esse País está dando certo? Esse país está crescendo? O povo está melhorando de vida? Não. Então, eu quero saber de que serviu a independência”, disse Lula.

Em outra ocasião, o presidente afirmou que o Senado deve analisar a responsabilidade de Campos Neto. “Eu acho que esse cidadão [Campos Neto] que foi indicado pelo Senado tem a possibilidade de maturar, de pensar e saber como é que vai cuidar desse País porque ele tem muita responsabilidade”, afirmou. “A culpa dos juros é do BC. Agora é o Senado que pode trocar o presidente do BC.”

“INTERESSES POLÍTICOS”

Ainda segundo a pesquisa, para 87% dos que votaram em Lula, o presidente está certo no posicionamento dele. Somente 8% discordam.

Entre os brasileiros que recebem até dois salários mínimos, 79% apoiam Lula. Entre aqueles que ganham de 2 a 5 salários mínimos, 77% apoiam. Para 72% das pessoas com investimentos, o presidente também está certo.

O levantamento também apontou que para 46% das pessoas ouvidas pela Genial/Quaest, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, lida com a inflação brasileira “com interesses políticos”.

Para outros 37%, ele atuaria “usando critérios técnicos”. Os que não souberam responder somam 17%.

Hora do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo