A educação que necessitamos para o mundo que queremos

Começou no último dia 28 e segue até hoje (31), em Cartagena, na Colômbia, o XXII Congresso Pan-Americano da Criança e do Adolescente, promovido pelo Instituto Interamericano de Crianças e Adolescentes da Organização dos Estados Americanos. O encontro, que reúne autoridades, meninas, meninos, adolescentes e ativistas de toda a região, marca o lançamento da campanha “A educação que necessitamos para o mundo que queremos” (#LaEducaciónQueNecesitamos). Trata-se de uma iniciativa da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade), em parceria com estudantes do ensino médio e de universidades de diferentes países da América Latina e do Caribe, além do apoio do Escritório Regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

De acordo com a Clade, está sendo feito um convite aos adolescentes e jovens da região para que expressem, através de pequenos vídeos, fotografias, textos, poemas, desenhos ou outras formas de manifestação, como deve ser a educação para garantir uma vida social, econômica, cultural, ambiental, e assegurar a realização dos direitos e um horizonte de dignidade para todos.

A campanha culminará no aniversário de 30 anos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (CRC), que será comemorado no dia 20 de novembro. As opiniões de estudantes e jovens serão sistematizadas e enviadas em formato de texto e ou de audiovisual para o Comitê da CDC, órgãos de direitos humanos em todos os níveis, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), autoridades do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e Nações Unidas, bem como autoridades com atuação no campo educacional em níveis nacional e regional.

Estudantes e jovens interessados em participar compartilhando suas perspectivas podem enviar suas fotos, textos, poemas, desenhos ou vídeos de até três minutos para o e-mail educacion@redclade.org ou publicá-los via Facebook, Twitter e Instagram, com a hashtag #LaEducaciónQueNecesitamos e com a tag CLADE (@redclade no Facebook e Twitter; @red.clade no Instagram).

Por Táscia Souza, com informações da Clade

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo