Acampamento de golpistas no DF começa a ser desocupado

Ação acontece após decisão de Moraes dar 24 horas para que acampamentos sejam encerrados. Presos em atos terroristas de domingo (8) são transferidos para a Papuda

Em entrevista ao Bom Dia Rio nesta segunda-feira (9), o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) disse que está “conversando” para que os golpistas deixem o acampamento bolsonarista montado há semanas no centro do Rio até a noite desta segunda.

“Estamos falando com o Comando Militar do Leste desde ontem [domingo, 8]. Há uma recomendação do Ministério Público Federal neste sentido também. Mas aqui no Rio é diferente, pois eles não estão em uma via pública, mas em um espaço dentro do CML. Então estamos conversando para que a decisão seja cumprida”, disse Castro.

Lula deve se reunir com governadores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir, na noite desta segunda-feira (9), com governadores – parte deles deve participar de forma remota. As reuniões acontecem um dia após os atos de terrorismo promovidos por bolsonaristas radicais nas sedes dos três Poderes da República – o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Presos são transferidos

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal disse que os terroristas que invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes em Brasília começaram a ser transferidos. Os homens serão levados para o Complexo da Papuda e as mulheres para a Colmeia, Penitenciária Feminina do DF. Ainda não há informações sobre quantos presos já chegaram nos presídios.

Senado interditado e Câmara com expediente suspenso

O acesso de servidores e jornalistas aos prédios vandalizados no domingo (8) segue restrito, enquanto peritos trabalham no levantamento dos danos e na coleta de material para as investigações. O Salão Azul, no Senado, é uma das áreas interditadas.

Já a Câmara dos Deputados informou na noite de domingo (8) a suspensão do expediente na segunda (9). Segundo a nota, a entrada na Casa ficará restrita a pessoas previamente convocadas ou autorizadas pela diretoria-geral.

Lula se reúne com Rosa Weber

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne, na manhã desta segunda-feira (9), com a presidente do Supremo Tribunal (STF), Rosa Weber. Compromisso será no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo que foi invadida e depredada por terroristas neste domingo (8).

A reunião acontece um dia após os atos de terrorismo promovidos por bolsonaristas radicais nas sedes dos três poderes. Além do Planalto, também foram atacados o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Desmobilização

A Polícia Militar do Distrito Federal se dirige na manhã desta segunda-feira (9) para o acampamento golpista próximo ao quartel-general do Exército em Brasília. Ação acontece após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moares, que deu 24 horas para que acampamentos fossem encerrados.

Rússia condena ataques em Brasília

A Rússia condenou nesta segunda-feira (9) o ataque contra as sedes dos 3 Poderes. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Moscou condenou “nos termos mais fortes” as ações daqueles que instigaram a desordem. Governo russo declarou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo