As lutas e conquistas da mulher na história: 1910-1962

A campanha da Contee para celebrar o mês de março em homenagem às mulheres trará também alguns conteúdos formatados em uma linha do tempo histórica das principais lutas e conquistas

1900

  • O início dos anos 1900 foi marcado pela mobilização de mulheres que marcharam, em diferentes lugares do mundo buscando melhores condições de trabalho e de subsistência básica. As jornadas de trabalho extenuantes de Nova York (1909), a fome e a guerra na Rússia (1917), fizeram mulheres operárias irem às ruas e assim, darem início aos movimentos de reconhecimento das lutas das mulheres.
  • Em 1910, durante o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, Clara Zetkin sugeriu que o dia das mulheres fosse comemorado anualmente, mas ainda sem determinação de uma data específica. Aqui no Brasil, no mesmo ano, foi criado o Partido Republicano Feminino que reivindicava o direito ao voto e à emancipação feminina e iniciou as pressões para que a participação de mulheres na política fosse reconhecida.

1930

  • Toda mobilização dos movimentos feministas no Brasil resultou na conquista do direito ao voto das mulheres, no governo Getúlio Vargas, garantido pelo primeiro Código Eleitoral brasileiro em 1932 e pela Constituição Federal de 1934.

1960

  • Apesar de toda luta, o progresso de leis que beneficiam as mulheres sempre caminhou a passos lentos. Somente nos anos 1960, as mulheres passaram a poder trabalhar sem a autorização de seus maridos, com a promulgação da Lei nº 4.212/1962, que ficou conhecida como Estatuto da Mulher Casada. A partir de então, as mulheres também passariam a ter direito à herança e a chance de pedir a guarda dos filhos em casos de separação.

Acompanhe nossas postagens especiais do mês de março para conhecer a história das conquistas que as mulheres já alcançaram em nosso país.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo