As lutas e conquistas da mulher na história: 1977-1988

A campanha do CONTEE para celebrar o mês de março em homenagem às mulheres traz toda semana aqui nas redes sociais uma linha do tempo histórica das principais lutas e conquistas. O objetivo é lembrarmos a trajetória cheia de violência e obstáculos para chegar nos dias de hoje com muitos avanços

1970

  • Alguns direitos, que hoje são entendidos como básicos, foram conquistados apenas nos anos 1970, como a Lei do Divórcio – Lei nº 6.515/1977, promulgada em 26 de dezembro de 1977, tornando-o uma opção legal no Brasil. Em 1979, as mulheres foram autorizadas a praticar futebol. Até essa data, um decreto da Era Vargas estabelecia que as mulheres não podiam fazer esportes determinados como incompatíveis com as “condições de sua natureza”.

1980

  • A primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (DEAM) surgiu em São Paulo em 1985 e, logo depois, unidades foram implantadas em outros estados. E somente após as pressões da pauta feminista, aliada com outros movimentos populares que ganharam as ruas na luta pela democracia, a Constituição de 1988 incluiu as mulheres legalmente como cidadãs com os mesmos direitos dos homens. Neste mesmo ano, aproximadamente 450 mulheres negras promoveram diversos eventos em diferentes estados do Brasil para debater questões do feminismo negro, nas atividades que marcaram o “Primeiro Encontro Nacional de Mulheres Negras”.

Acompanhe nossas postagens especiais do mês de março para conhecer a história das conquistas que as mulheres já alcançaram em nosso país.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo