Atenção entidades da Região Sul: De olho nas eleições e nos candidatos do seu estado

Para fechar a série de matérias com a análise do processo eleitoral em cada estado, com base na radiografia das eleições 2014 feita pelo Diap, o Portal da Contee traz hoje (12) informações sobre a Região Sul.

No Paraná do Sinpro Londrina, oito candidatos disputarão o Palácio Iguaçu: o atual governador Beto Richa (PSDB), a senadora Gleisi Hoffmann (PT), o senador Roberto Requião (PMDB), Bernardo Pilotto (PSOL), Geonisio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP), Rodrigo Tomazini (PSTU) e Tulio Bandeira (PTC).

A disputa para o Senado Federal também conta com oito candidatos para a única cadeira que será renovada em 2014: o senador a reeleição Álvaro Dias (PSDB), o suplente de deputado federal Marcelo Almeida (PMDB), o ex-deputado federal Ricardo Gomyde (PCdoB), Adilson dos Santos Filhos (PRTB), Evandro Castagna (PSTU), Luiz Barbara (PTC), Professor Piva (PSOL) e Mauri Viana (PRP).

Dos 30 deputados federais, 22 concorrerão à reeleição para a Câmara. No total, 344 concorrentes se apresentaram, mas 43 estão inaptos, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja aqui a análise completa sobre o Paraná

Em Santa Catarina – estado da Fetraesc, do Saae Itajaí, do Saae Oeste Chapecó, do Sinpaaet, e dos Sinpros Itajaí, Norte Joinville, além do Sinproeste Chapecó – também são oito os candidatos que disputarão o Centro Administrativo Catarinense: atual governador Raimundo Colombo (PSD), o ex-deputado federal Cláudio Vignatti (PT), o senador Paulo Bauer (PSDB), Afrânio Tadeu Boppré (PSOL), Elpídio Neves (PRP), Gilmar Salgado (PSTU), Janaína Deitos (PPL) e Marlene Soccas (PCB).

Já a disputa para o Senado Federal conta com sete candidatos: o ex-prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), o deputado federal Paulo Bornhausen (PSB), o ex-deputado federal Milton Mendes (PT), Alan Alves Moreira (PMN), Sargento Soares (PSOL), Professora Junara Ferraz (PRP) e Rosane de Souza (PSTU).

No estado, 145 postulantes se candidataram à Câmara dos Deputados, mas, destes, 12 foram considerados inaptos, de acordo com a Justiça Eleitoral. Dos 16 deputados federais atuais, 13 concorrerão à reeleição.

Veja aqui a análise completa sobre Santa Catarina

O Rio Grande do Sul – terra da FeteeSul, do Sinpro Caxias do Sul, do Sinpro Noroeste/RS, do Sinpro/RS, do Sintae/RS, do Sintee Norte/RS, do Sinteep Noroeste/RS, do Sintep Serra e do Sintep Vales – é mais um estado onde oito candidatos estão na corrida ao Palácio do Piratini: o atual governador Tarso Genro (PT), a senadora Ana Amélia Lemos (PP), o ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori (PMDB), o deputado federal Vieira da Cunha (PDT), Roberto Robaina (PSOL), Humberto Carvalho (PCB), João Rodrigues (PMN) e Edison Estivaleta (PRTB).

A disputa para o Senado Federal, por sua vez, tem sete concorrentes: o jornalista Lasier Martins (PDT), o ex-governador Olívio Dutra (PT), o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), Ciro Machado (PMN), Júlio Flores (PSTU), Rubens Goldenberg (PRP) e Simone Leite (PP).

Para a Câmara, 328 candidaturas foram apresentadas, embora, segundo o TSE, 23 estejam inaptas. Dos 31 deputados federais que atualmente ocupam as cadeiras da bancada gaúcha na Casa, 25 concorrerão à reeleição.

Veja aqui a análise completa sobre o Rio Grande do Sul

Com informações do Diap e do TSE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2  +  4  =  

Botão Voltar ao topo