Autonomia do Banco Central está a serviço do rentismo, diz Jandira

A deputada do PCdoB diz que a política monetária deve ter como prioridade o desenvolvimento do setor produtivo, emprego e inclusão social

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse que a autonomia do Banco Central (BC) só favorece ao capital especulativo em detrimento do setor produtivo, geração de emprego e inclusão social no país.

“Autonomia do BC garante estabilidade ao rentismo, não ao projeto de nação escolhido pelo povo”, criticou a parlamentar.

Para ela, a política monetária deve ter como prioridade o desenvolvimento do setor produtivo, emprego e inclusão social.

“Essa autonomia que defende o mercado beneficia poucos e mata de fome muitos”, completou.

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC em manter, pela quinta vez consecutiva, a taxa de juros em 13,75%.

De acordo com o presidente, a decisão influencia no crescimento do país. Na opinião dele, não há necessidade de aumentar e nem manter nas alturas os juros, visto que os brasileiros “não estão comprando em excesso”.

Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, da Rede TV, Lula avaliou a meta de inflação de 2023, de 3,25%, como um “exagero” que vai cobrar que o país tenha que “arrochar para cumprir”.

O presidente considerou a taxa padrão europeu e reafirmou que a autonomia do BC é “bobagem”.

Também cobrou posição dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Eu acho que eles imaginavam que, fazendo o Banco Central autônomo, a economia voltaria a crescer, os juros abaixariam e tudo ia ser maravilhoso”, disse Lula.

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que não há economia que resista a uma taxa de juros de 13,75%.

“O Brasil precisa urgente de crescimento, para gerar empregos e oportunidades. O país não pode ficar esperando que o Banco Central caia na real”, observou a parlamentar.

Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo