Bate Papo da Educação com Gilson

Nesta segunda-feira, 1º, o Sinpro-MG sediou o “ Bate Papo da Educação com Gilson Reis”. O evento contou com a presença e participação de educadores, estudantes e pais. O coordenador-geral da Contee, que também é vereador (PCdoB) em Belo Horizonte, abordou o avanço da mercantilização e financeirização na educação brasileira. Para ele, a elite brasileira utiliza de conceitos como “marxismo cultural” para atacar a educação inclusiva que garante o direito de todos ao ensiino.

Gilson afirmou que existe um projeto para destruir as conquistas e direitos sociais. “A coalizão política que foi vencedora da eleição de 2018 tem na educação o eixo ideológico central para construir uma hegemonia na sociedade com o objetivo de esquecer a história do país e dificultar o pensamento crítico”.

Abordando a Conferência Municipal de Educação de Belo Horizonte, a ser realizada nos próximos dias 11, 12 e 13, apontou que das 20 metas do Plano Municipal de Educação, 18 não foram cumpridas. Alertou, para o risco de ser uma conferência simplesmente homologatória das ações da Prefeitura e esvaziada de sentido político.

Para o dirigente da Contee, é hora de resistência contra os ataques que a educação vem sofrendo e união de educadores, alunos, pais, sindicatos e população contra a tentativa de desmanche do setor. “Este é o momento de enfrentar os projetos em curso na Câmara Municipal de Belo Horizonte, como o Escola sem Partido, que visa coibir, inclusive, até o discurso dos vereadores”.

Assista a primeira parte do debate:

Assista a segunda parte do debate:

Assista a terceira parte do debate:

Carlos Pompe, com informações da assessoria do vereador Gilson Reis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo