Boletim Eletrônico do Sinpro Campinas – nº 206 – 26/09/2013

Mês do Professor terá várias atividades programadas pelo Sinpro
O Sinpro Campinas e Região está preparando uma série de atividades para comemorar o Mês do Professor. O dia 15 de Outubro terá um café com bolo na sede do Sindicato e Subsedes de Americana/Santa Bárbara, Limeira/Araras e Piracicaba e lançamento da Agenda do Professor 2014 com o tema o Futebol na sua dimensão social e política.  Dia 20 será o Dia Nacional de Greve com caminhada na Lagoa do Taquaral e almoço no Sinpro. Durante todo o mês terá cinema de graça para o professor no Cine Topázio, no Shopping Parque Prado. Confira a programação completa do mês de outubro no site do Sinpro.

Trabalho extra-classe consome tempo de lazer e descanso do professor
O Sinpro Campinas e Região realizou, neste mês de setembro, através da nossa página na internet, uma enquete que procurou identificar o número de horas extra-classe  dedicadas pelos professores da nossa base aos trabalhos exigidos pelas escolas.  Como resultado, identificamos que 90% dos docentes dedicam no entre 4 e seis horas para cumprir todas as exigências das instituições de ensino sem que sejam adequadamente remuneradps: 67% dos docentes trabalham mais que 6 horas por semana para dar conta das exigências determinadas pelas escolas e outros 23% dedicam até 4 horas por semana para dar conta destas tarefas.

Conferência Municipal de Educação de Santa Bárbara reúne cerca de 1.000 profissionais
Por Conceição Fornasari – No dia 20 de Setembro, a Secretaria Municipal de Educação do município de Santa Bárbara d’Oeste, reuniu aproximadamente 1000 professores e educadores, além de representantes de outras instituições sócio-educativas, no Teatro Municipal Manoel Lyra, para discutir e debater temas pontuais que serão discutidos na CONAE 2014.  Dividida em quatro mesas redondas, trouxemos palestrantes como a Prof. Helena de Freitas, além da Prof. Madalena Guasco, Prof. Conceição Fornasari, Prof. Cleiton de Oliveira, que puderam explanar sobre o Plano Nacional de Educação, além de Financiamento da Educação e Valorização dos profissionais da Educação.

De olho no calendário letivo para 2014
Duas boas propostas de calendário escolar 2014 apareceram e têm sido discutidas pelas escolas de São Paulo: a da Rede Marista e do Sieeesp (sindicato patronal).  A primeira foi apresentada há algumas semanas a várias escolas e também ao Sinpro-SP, que apoiou suas linhas gerais. Os dois desenhos para o ano da Copa preveem férias coletivas em julho, recesso e garantem o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos pela LDB.

Cultura

Coral do Sinpro fará apresentação na Biblioteca Municipal de Campinas
Coral do Sinpro fará neste sábado dia 28 de setembro, uma apresentação na Biblioteca Municipal de Campinas durante o Sarau “Cirandas Literárias na Biblioteca”. O espetáculo sob a regência do maestro Rafael Garbuio terá início as 10h15min.

Livro propõe ensino da Astronomia através de jogos
A Editora Átomo está lançando o livro “Jogos para o ensino de Astronomia”. Organizado por Paulo Sergio Bretones o livro apresenta uma proposta para auxiliar o ensino de Astronomia, nos níveis fundamental e médio, oferecendo recursos didáticos na forma de jogos. Como literatura inédita da área em nosso país, pode se constituir em referência útil para professores e alunos trazendo recursos para estudar astronomia de maneira eficaz e prazerosa.

Do Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo