Mobilização total contra a MP 927, que arrasa dos direitos trabalhistas

A Contee conclama todos os trabalhadores e trabalhadoras e suas entidades filiadas a manifestarem seu repúdio à Medida Provisória (MP) 927, que tem como relator o deputado Celso Maldaner (MDB-SC) e pode ser votada em junho pela Câmara dos Deputados.

Homologadas as orientações do CNE para reorganização do calendário escolar

A Contee reafirma que o trabalho remoto se caracteriza como um instrumento pedagógico para este momento de excepcionalidade, mas não se configura como educação a distância. Expressa sua posição contrária a qualquer tentativa de implementação da modalidade EaD na educação básica.

Fórum Popular da Natureza traz debates até dia 10 de junho

Foi lançado dia 1° o Fórum Popular da Natureza, com o objetivo de “criar um espaço de articulação em que organizações, movimentos e pessoas possam consolidar, de forma democrática e horizontal, um amplo movimento de resistência à destruição planetária e, ao mesmo tempo, construir alternativas econômicas, sociais e culturais ao modelo produtivista dominante”. Até o próximo dia 10, uma série de debates e oficinas serão realizados diariamente de forma virtual.

Mobilização total contra a MP 927, que arrasa dos direitos trabalhistas

A Contee conclama todos os trabalhadores e trabalhadoras e suas entidades filiadas a manifestarem seu repúdio à Medida Provisória (MP) 927, que tem como relator o deputado Celso Maldaner (MDB-SC) e pode ser votada na primeira semana de junho pela Câmara dos Deputados.

Pandemia e natureza no Dia do Meio Ambiente

Pela primeira vez acontecendo em meio a uma pandemia, o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho de 2020, revela as precárias condições de saneamento básico da população, com ênfase nos segmentos mais pobres. No Brasil, somente cerca de 50% dos domicílios possuem rede esgotos; cerca de 15% dos lares sequer possuem água potável em casa. Uma população mais vulnerável ao contágio. Artigo do coordenador da Secretaria de Comunicação Social, Alan Francisco de Carvalho

STF é o barqueiro Caronte dos direitos sindicais

Após tramitar perante o STF por minguados 15 anos, dois meses e 18 dias (de 10 de março de 2005 a 28 de maio de 2020), chegou ao fim, com trágico desfecho, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3431, proposta pela Contee contra a exigência de comum acordo para ajuizamento de dissídio coletivo de natureza econômica, inserta no Art. 114, § 2º, da Constituição Federal (CF) pela Emenda Constitucional (EC) 45, de 2004. Por José Geraldo de Santana Oliveira, consultor jurídico.

Quais as vantagens e desvantagens do home office no Brasil?

A pandemia do coronavírus obrigou muitas empresas a adotar o home office por causa do isolamento social determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impedir a disseminação muito rápida da Covid-19.

Contra o racismo que asfixia

Não é só a Covid-19 que mata por asfixia. O ar tem sido roubado de vidas pretas sistematicamente, diariamente, pela polícia, pela desigualdade, pelo racismo. Nossa luta trabalhista, sindical e educacional passa, sim, necessariamente, por uma luta contra o racismo e contra todas as formas de opressão. Por Táscia Souza