Fundeb na mira dos privatistas

Os desafios para a manutenção do Fundeb como política permanente de financiamento da educação básica e o aumento da contribuição da União. Artigo da coordenadora da Secretaria-Geral, Madalena Guasco Peixoto

4ENDC aprova a Carta de São Luís contra a censura e pela democracia

Documento denuncia a escalada do autoritarismo no país sob a égide do governo Bolsonaro.

Gestão democrática: ‘A escola é espaço de emancipação’

“Trata-se de uma Escola Com Partido, porque é a escola que nos cala. Os projetos de Lei da Mordaça do movimento Escola Sem Partido não precisam sequer ser aprovados, porque muitos de nossos companheiros — estudantes e professores — já estão calados.” Foi assim que a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, resumiu sua denúncia na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Diretora da Contee participa de debate sobre ensino técnico

A coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, debateu “A defesa do ensino técnico para salvar o Brasil: estudantes em defesa da educação e soberania nacional”, dentro do 14° Encontro Nacional de Escolas Técnicas (Enet). Para ela, “temos uma grande batalha no momento: disputar as ideias contra o processo privatista, retirar essa ideia implantada de tudo que é público é ruim e que se intensifica em um projeto de cortes”.

Aprovada a tragédia anunciada da aposentadoria

Por 60 votos a 19, o Senado aprovou nesta terça-feira, 22, a reforma da Previdência. Nenhum benefício é dado aos trabalhadores, que amargaram mais uma derrota no Congresso.

Escolas cívico-militares: seria uma solução para a educação do Brasil?

A proposta de criação e expansão de um modelo de escola cívico-militar para instituições de educação básica municipal, estadual e distrital é alvo de muitos questionamentos pelos/as pesquisadores/as da educação, pelos/as professores/as e pelos/as estudantes. As críticas atingem desde o projeto pedagógico e o viés ideológico até o caráter eleitoreiro tipicamente fascista, que não responde às reais necessidades da educação brasileira. Artigo da coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais, Maria Clotilde Lemos Petta, e de Daniela Zanchetta,vice-presidenta do Sinpro Campinas e Região.

Nota de solidariedade ao povo chileno

A Contee manifesta sua solidariedade aos trabalhadores chilenos, no momento em que seu país enfrenta a maior crise política e social desde o fim da ditadura militar, com a repressão praticada pelo governo de Sebastián Piñera, que colocou as Forças Armadas nas ruas contra a população.

O fascismo, as massas, as religiões e a luta para derrotá-los

O fascismo vem a galope. Com o recrudescimento do ambiente político advindo do golpe de 2016 e a vitória da extrema direita em 2018, nosso país mergulhou no obscurantismo político e somente uma saída é possível para reverter a situação: mobilizar as massas para derrotar o pacote econômico e, juntamente com isso, dizer, sem tergiversar, que a democracia burguesa não é a saída para resolver seus graves problemas! Por Nivaldo Mota