Contee pede impeachment de Abraham Weintraub do Ministério da Educação

A Contee protocolou, dia 28, representação na Procuradoria-Geral da República contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pedindo sua denúncia por crime de responsabilidade e consequente abertura de processo de impeachment para afastá-lo do cargo.

Em defesa da vida, contra a volta imediata das aulas!

A Contee se manifesta contrária à precipitação na volta às aulas, como pretendem o Governo Federal e vários proprietários de escolas particulares, e defende que o retorno das atividades escolas seja realizado com critérios científicos e garantindo condições seguras e saudáveis de aprendizado e trabalho.

Reconhecimento à contribuição da procuradora Deborah Duprat na defesa da educação e da cidadania

A Contee manifesta seu reconhecimento e admiração pelo exímio trabalho realizado pela procuradora Deborah Duprat à frente da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão da Procuradoria Geral da República (PGR).

O capitão e seus generais

A frágil democracia brasileira caminha a passos largos para o precipício do imponderável e do inimaginável regresso ao estreito leito do país das botas e fuzis. Os últimos acontecimentos, envolvendo altas patentes das Forças Armadas, da reserva e da ativa, contra o Estado democrático de direito, indicam que a tropa armada de balas e ideologias conservadoras/liberais está de volta. Artigo do coordenador-geral, Gilson Reis

‘Projeto educacional em curso está atrelado a projeto político ultraliberal antidemocrático’

“Esse projeto educacional que está sendo colocado em curso — um projeto antidemocrático, de padronização do ensino, de privatização da gestão pública na educação e de imposição da modalidade EaD na educação básica, assim como de ataque à ciência e à pesquisa — está acoplado a um projeto político-econômico”, denunciou, dia 29, a coordenadora da Secretaria-Geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, durante o debate promovido pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) com o tema: “Aulas remotas: É possível para todos/as estudantes? A quem interessa?”.

Entidades divulgam nota contra relatório da MP 927

O Fórum Interinstitucional de Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social (Fids) divulgou, dia 27, nota pública contra o relatório da Medida Provisória 927, de autoria do deputado Celso Maldaner (MDB/SC). A Contee é uma das entidades que assinam o documento.

Leia também: MPs que atacam trabalhadores/as devem ser votadas nesta semana

A Educação em retrocesso criminoso

“A passagem de Weintraub pelo Ministério da Educação é marcada por ataques a estudantes, professores, universidades públicas e às entidades democráticas. Trata-se de grave retrocesso na educação brasileira”, analisa o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis.