Ipespe: Bolsonaro perde para Lula e Ciro no 2º turno e empata com Tebet

Números da pesquisa mantém forte liderança de Lula no 1º turno, tanto na estimulada quanto na espontânea, e elevada rejeição de Bolsonaro e seu governo: 58%

Mais uma pesquisa de opinião, a do Ipespe, divulgada nesta segunda-feira (25), confirma a liderança do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na corrida presidencial.

Na intenção de voto espontânea, aquela em que os nomes dos pré-candidatos não são apresentados ao eleitor, Lula soma 40%, enquanto Jair Bolsonaro situa-se com 30%. Ciro Gomes, do PDT, tem 4% e Simone Tebet, do MDB, 1%. Brancos e nulos somaram 5%, enquanto 19% informaram que não sabem, ainda, em quem votar.  Comparando com a pesquisa anterior, Lula manteve os 40% e Bolsonaro subiu apenas um ponto percentual, de 29% para 30%.

Já na estimulada, quando os nomes são elencados, Lula obtém 44% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro. Ciro Gomes vai a 9%, Simone Tebet a 4%, André Janones a 2%, enquanto Pablo Marçal e Felipe D’Ávila pontuam cada um com 1%. A nova pesquisa do Ipesp revela estabilidade no quadro eleitoral presidencial: na enquete anterior, Lula obteve 45% e Bolsonaro 34%.

LULA MANTÉM DIANTEIRA NO 2º TURNO

Nos cenários apresentados para o 2º turno, Lula ganha de todos os demais candidatos: de Bolsonaro de 53% a 36% dos votos; de Ciro Gomes, de 53% a 29%; e de Simone Tebet, de 55% a 23%.

Bolsonaro, além de Lula, perde também para Ciro Gomes no 2º turno: 46% contra 41% do candidato do PDT. Quando a opção é apresentada contra Simone Tebet, há um empate técnico: 41% para Bolsonaro contra 39% para a candidata emedebista.

BOLSONARO CONTINUA SENDO O MAIS REJEITADO

O atual mandatário também é o mais rejeitado de todos os candidatos. 58% dos eleitores afirmaram na pesquisa que não votariam em Bolsonaro “de jeito nenhum”. A rejeição de Lula mantém-se no mesmo patamar da enquete anterior, 43% (a anterior registrou 44%), enquanto a de Ciro é de 40%, e a de Simone Tebet fica em 35%.

DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO CONTINUA ALTA

Os números apurados quanto à intenção e voto para presidente refletem a elevada percepção da má avaliação do governo, também constatada na mesma pesquisa: 49% dos eleitores ouvidos consideraram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo, 18% regular e 32% ótimo ou bom. Os dados mostram uma estabilidade em relação à pesquisa anterior, com pequenas variações.

Quanto à aprovação, o número apurado é ainda mais elevado: 59% dos eleitores desaprovam o governo de Jair Bolsonaro, enquanto 36% aprovam e outros 5% não souberam responder.

ATUAL MANDATÁRIO AMPLAMENTE REJEITADO PELAS MULHERES E JOVENS

A nova rodada do Ipespe também contatou a mesma realidade das enquetes anteriores: Bolsonaro continua sendo fortemente rejeitado pelo eleitorado feminino e jovem.

Segundo os números apurados, entre as mulheres, Lula teria 48% dos votos contra 30% para o atual mandatário, um dado que salienta, novamente, a política e a postura hostis de Bolsonaro na relação com o eleitorado feminino.

No eleitorado jovem, entre 16 e 34 anos, a diferença é ainda maior: Lula tem 50% das intenções de voto contra 27% de Bolsonaro, o que demonstra a absoluta falta de perspectiva do atual governo para essa faixa etária da população, seja na geração de emprego e renda ou nas políticas públicas de educação e cultura.

NAS REGIÕES, BOLSONARO VENCE, POR ENQUANTO, APENAS NO SUL

Por regiões, a maior diferença de Lula para Bolsonaro está no Nordeste (57% a 25%, respectivamente). No Sudeste, o petista também venceria (41% a 36%). Bolsonaro ganharia no Sul (46% a 33%). Os dois empatam (na margem de erro) no consolidado Norte/Centro-Oeste (Bolsonaro com 41%, e Lula com 40%).

A PESQUISA

A última rodada da pesquisa Ipespe foi realizada no período de 20 a 22 de julho 2022 e ouviu, através de contatos telefônicos (Sistema Cati Ipespe) 2 mil eleitores em todo país, de 16 anos e mais, de todas as regiões do país; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução, renda e recall do voto presidencial 2018.

A margem de erro máximo estimada é de 2.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-08220/2022.

Hora do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo