Câmara promove debate sobre os dez anos do ProUni

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveu hoje (20), por iniciativa do deputado Gustavo Petta (PCdoB-SP), um seminário acerca dos dez anos do Programa Universidade para Todos, instituído pela Lei 11.096, que completa uma década em janeiro do próximo ano.

IMG-20140520-WA0006

A coordenadora da Secretaria de Assuntos Institucionais da Contee, Nara Teixeira de Souza, e o coordenador da Secretaria de Políticas Sociais, Alan Francisco de Carvalho, acompanharam o debate. Durante o seminário, foi destacado que, durante todo seu período de existência, o ProUni já 400 mil profissionais em universidades privadas do país com bolsas de estudo integrais ou de 50%, sendo que a metade dos graduados é negra. As informações foram divulgadas pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller.

Em sua fala, a presidenta da UNE, Virgínia Barros, destacou aquela que também é uma das principais bandeiras da Contee: a necessidade de regulamentação da educação privada sob as mesmas exigências legais aplicadas à rede pública. “No que se refere à composição social da universidade, o ProUni permitiu que tivéssemos um novo perfil de estudantes: aqueles que são os primeiros da família a se formar na universidade e que, por isso, se transformam em um formador de opinião dentro da família. Eles acessam um mundo que até então foi negado às periferias do nosso país”, afirmou. “O Congresso avançou ao institucionalizar o ProUni, mas precisamos casá-lo com uma política de regulamentação do ensino superior privado, para que ele possa ser mais democrático e de melhor qualidade.”

IMG-20140520-WA0004

Da redação, com informações da Rede Brasil Atual e da Agência Câmara
Fotos: Nara Teixeira de Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo