CAPES e UEMA oferecem curso gratuito de docência digital

Parceria com instituição de Portugal abre 10 mil vagas com aulas on-line e início na segunda quinzena de novembro

A CAPES, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT) lançam o curso on-line Formação para Docência Digital em Rede. Seu objetivo é capacitar os participantes para a condução de processos educacionais com uso de tecnologias digitais. As inscrições vão de 4 a 16 de novembro, ou até que todas as vagas sejam preenchidas.

A formação vai permitir aos participantes discutir diferentes modelos pedagógicos e analisar processos de comunicação e interação. Além disso, poderão desenvolver atividades em ambientes digitais de ensino e aprendizagem e usar plataformas e tecnologias digitais, sob a perspectiva educacional. Ao todo, serão ofertadas 10 mil vagas. As aulas estão previstas para serem ministradas de 22 de novembro a 17 de dezembro.

“Com esta iniciativa, queremos contribuir para que cada vez mais professores brasileiros desenvolvam as habilidades e competências necessárias para a condução de processos educacionais mediados por tecnologias digitais”, declara Milton Ribeiro, ministro da Educação.

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, ressalta que “essa formação irá ajudar os professores a superarem os novos desafios que se apresentam, frente à docência digital em rede”. Ela acredita que essa será mais uma ação exitosa produzida pela parceria entre a CAPES e a UEMA, que, “juntas, têm contribuído para a melhoria da capacitação dos professores brasileiros, melhorando a qualidade da educação do País”.

Destinado a professores, estudantes e demais profissionais da educação, o curso é dividido em três módulos e será oferecido por meio da plataforma digital Eskada, do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UEMAnet), a partir de novembro. Ao término de cada módulo, haverá mediação de professores brasileiros e portugueses, por transmissão ao vivo no YouTube, com certificação dupla e chancelas da UAb-PT e da UEMA.

Gustavo Costa, reitor da UEMA, lembra que a “tecnologia assume papel fundamental na mediação e facilitação do processo educacional”. Ele espera que essa parceria contribua para a formação de novas perspectivas “de processos inovadores e uso de tecnologias que se tornaram cada vez mais necessárias, no contexto educacional atual e no que vem sendo prospectado para o futuro”.

Trezentas mil vagas

Além do curso de Formação para Docência Digital em Rede, a parceria entre CAPES e UEMA oferece 300 mil vagas em cinco outras modalidades de formação para professores em ferramentas on-line: Psicologia da educação, Desenho didático para o ensino on-line, Como produzir videoaulas, Mediação em Educação a Distância (EaD), e Multimeios em educação. Mais de 90 mil professores e alunos de licenciatura já se inscreveram e, ao concluir a formação, receberão certificado de participação.

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock/Prostock-Studio)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

CCS/CAPES

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo