Ciclo preparatório para o 10° Conatee debate trabalho remoto e apropriação da alma do trabalhador

“Nunca vi, em tão pouco tempo, mudanças tão radicais no mundo do trabalho no Brasil.” Foi assim que o professor Giovanni Alves, que leciona sociologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), deu início na noite desta terça-feira (15) à segunda mesa do ciclo de debates preparatório para o décimo Congresso da Confederação (10° Conatee). O tema da reflexão foi o trabalho remoto e os/as trabalhadores/as da educação, uma realidade que, nas palavras do palestrante, “explodiu na pandemia”.

“Há uma disputa entre as frações do capital. O mundo do trabalho está sofrendo um desmanche, acirrando os conflitos entre capital e trabalho e também entre o próprio capital. Contratação precária, novas formas de gestão, novas tecnologias da revolução informacional, apropriação da alma do trabalhador (não tem mais jornada, mas o tempo de vida é o tempo de trabalho)”, denunciou.

“No Brasil as contradições são muito densas, o predomínio capitalista é escrachado. A reforma trabalhista fechou o círculo, com a flexibilização absoluta, rasgando a CLT. O que será do sindicalismo? A pior forma de exploração é a autoexploração, e é o que está ocorrendo: o trabalhador não tem mais local de trabalho, mas trabalha onde estiver. E a empresa tem o controle do que o trabalhador está fazendo. Recebe pelo tempo que trabalha, e os direitos como férias, 13º etc. perdem a razão de ser.”

Segundo Giovanni Alves, “à medida que não se faz a disputa ideológica, a ideologia dominante te come! Hoje nem se sabe o que é a luta ideológica… É preciso formar e renovar quadros, saber o que é tática, o que é estratégica, para que serve e qual o limite do sindicato”.

Assista à exposição na íntegra:

Organizado pela Contee, com o apoio do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), e realizado pela internet, o debate contou com a presença de diretores da Confederação e das entidades filiadas. Foi também transmitido ao vivo pelo canal da TV Contee e pelas páginas da Confederação e de outras entidades no Facebook.

O ciclo de debates preparatórios para o 10° Conatee terá ainda outras duas palestras, sempre das 18h30 às 21h: dia 24/06 — O Desmonte da Educação no Brasil, com Luiz Carlos de Freitas; e dia 08/07 — Conjuntura Política, com Walter Sorrentino, do PCdoB, e Tarso Genro, do PT.

Por Carlos Pompe e Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo