Começo dos anos letivo e legislativo trazem desafios para nossa luta

O ano novo tem por hábito começar duas vezes no Brasil. Quiçá três. O primeiro começo é aquele cheio de esperança do primeiro dia de janeiro e que, em 2021, veio acompanhado pela perspectiva do início da vacinação contra a Covid-19 no país, a despeito de todos os esforços contrários do governo federal. O último é aquele cheio de alegria costumeiramente celebrado na Quarta-Feira de Cinzas, mas que este ano já se prenuncia como uma ausência no calendário, com o cancelamento dos pontos facultativos do Carnaval em diversas cidades e estados como forma de tentar conter a piora da pandemia. Mas há ainda o segundo começo, ou o começo intermediário, este cheio de trabalho deste 1° de fevereiro, que marca o início tanto do ano legislativo federal quanto, na maior parte do país, do ano letivo.

Esta segunda-feira, dia do segundo começo de 2021, traz particularidades que os anos anteriores não tiveram. É a primeira vez que um ano letivo começa com o desafio da continuidade das aulas remotas e com a necessidade de resistência à pressão econômica que tenta retomar as atividades presenciais nas escolas a qualquer preço, sem garantias sanitárias e sem preocupação com a vida de estudantes, famílias, comunidade e de quem trabalha com a educação. Também é a primeira vez que um ano legislativo começa com o desafio da derrota urgente dos candidatos bolsonaristas na disputa pelas Presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Junto aos dois, vários outros inícios se fazem fundamentais. Entre eles, o começo da vacinação dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, reivindicação da Contee e suas entidades filiadas como forma de possibilitar o retorno das aulas presenciais e assegurar o direito à educação e à saúde a toda a comunidade. Também o começo da campanha salarial 2021, para defender os direitos desses trabalhadores e trabalhadoras que, no ano passado, atravessaram um dos períodos mais difíceis e instáveis de suas vidas profissionais e seguem enfrentando múltiplos obstáculos, da sobrecarga das atividades remotas até a pressão que coloca suas vidas em risco. Há ainda o (re)começo dos preparativos para o X Congresso Nacional da Contee (Conatee), que teve de ser adiado no ano passado em razão dos altos índices de contágio pelo coronavírus. E há até mesmo o começo, nesta exata segunda-feira, do Congresso Internacional Pedagogia 2021, em modalidade virtual, no qual a Contee se faz presente para debater o novo contexto da educação e os desafios que ele acarreta, além de socializar as experiências de milhares de professores e gestores a fim de dar continuidade ao processo educativo nas atuais circunstâncias.

Acompanhe ao vivo os debates do Pedagogia 2021, que seguem até a próxima quarta-feira (3). E continue acompanhando as lutas que fevereiro e 2021 nos trazem, aqui pelo Portal da Contee.

Por Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo