Comemorando os 70 anos da CLT, centrais lançam 1º de Maio Unitário em SP

As centrais sindicais CTB, FS, NCST e UGT ocuparam a Praça Ramos, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (26), para o ato de lançamento do 1º de Maio Unificado. Com o tema “Garantir Direitos e Avançar nas Conquistas”, neste ano, a celebração do Dia do Trabalhador será marcada pela comemoração dos 70 anos da conquista da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Criada por Getúlio Vargas através do decreto assinado em 1º de Maio de 1943, a CLT considerada um verdadeiro patrimônio da classe trabalhadora, tem sofrido diversos ataques no Congresso Nacional, através da tentativa de aprovar projetos que flexibilizam direitos dos trabalhadores conquistados com muita luta e reinvindicações.

Ataques que foram rechaçados pelos sindicalistas durante o ato político. “Muito mais do que uma celebração, o Dia do Trabalhador serve para reflexão e reivindicação. Estamos aqui para mostrar para o governo que os trabalhadores vão brigar por seus direitos. Não aceitaremos qualquer reforma que retire ou flexibilize direitos conquistados com muita luta e suor”, afirmou Onofre Gonçalves, presidente da CTB São Paulo.

Além da defesa da CLT, 1º de Maio 2013 também trará a defesa da jornada de 40 horas semanais sem redução de salários, fim do fator previdenciário, igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, política de valorização dos Aposentados, regulamentação da Convenção 151 e ratificação da Convenção 158, ambas da OIT.

A unidade das centrais também norteou as intervenções de presidentes de sindicatos e representantes de centrais, que destacaram que será por meio dela que os trabalhadores mostrarão sua força.

“A CTB sempre defendeu essa unidade a partir de uma plataforma comum em defesa do desenvolvimento com valorização do trabalho e a realização do 1º de Maio Unitário reforça essa perspectiva e eleva a um patamar superior a luta sindical do país”, Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB nacional.

Destacaram também a importância da celebração e da unidade das centrais Calixto Ramos, presidente da NCST, Paulinho Pereira, da FS, e Francisco Pereira de Sousa Filho, pela UGT.

Como no ano passado, o 1º de Maio será realizado na Praça Campo de Bagatelle, região norte de São Paulo, próxima à Estação do Metrô Santana. Os trabalhadores terão a oportunidade se conferir diversas atrações musicais e refletir a respeito de seu papel na sociedade, na luta por mais direitos e menos desigualdade social.

Assim como no ano passado, as centrais sindicais irão realizar atos em todos os estados em comemoração ao Dia do Trabalhador.

Do Portal CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo