Comissão de Trabalho ‘Liberdade de aprender e ensinar’ faz primeira reunião; Executiva vai aprofundar debate

Objetivo é mapear casos de professores que sofreram ou sofrem situações de constrangimento, repressão, omissão ou punição durante período pandêmico de aulas remotas

Na última quarta-feira (20), a Comissão de Trabalho “Liberdade de aprender e ensinar”, criada pela Confederação, se reuniu para encaminhar as discussões sobre o tema e definir as ações a serem implementadas pela Contee.

Neste primeiro encontro da comissão, ficou decidido, conforme explicou a coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais, Cristina Castro, que a Diretoria Executiva da Confederação vai alinhavar as várias propostas que foram feitas e serão aprofundadas pelo núcleo dirigente da Contee.

Ela acrescentou ainda que o tema vai ser objeto de atuação central da Confederação, inclusive com ampla articulação com diversas organizações sindicais e sociais.

Objetivo central da comissão

A comissão tem como um de seus objetivos centrais mapear casos de professores que sofreram ou sofrem situações de constrangimento, repressão, omissão ou punição durante esse período pandêmico de aulas remotas, síncronas ou assíncronas, de forma unilateral e desrespeitosa.

Dentre vários encaminhamentos desse primeiro encontro do grupo de trabalho, se destaca fazer edição extra da revista da Contee, com a participação do ministro do STF Luis Roberto Barroso, Geraldo Santana, Gaudencio Frigoto, Valdenor Alves Pereira Francisco, Luis Carlos Freitas, Ermes Zanete, Daniel Cara, Gilson Reis, Madalena Guasco, entre outros.

Essa edição, além de discutir o problema em questão, deve ser propositiva, lembrou a coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais.

Vai haver, ainda, segundo Cristina Castro, lançamento amplo da publicação, com mesa composta por todos os escritores que debatem o tema, com participação abrangente de entidades e trabalhadores em educação.

Marcos Verlaine

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