Comitê pelo Estado da Palestina avalia Fórum Social Mundial e traça ações para 2013

A aprovação pela ONU do pedido da Autoridade Nacional Palestina para se tornar um Estado observador não membro das Nações Unidas, no dia 29 de novembro do ano passado, certamente representou um marco histórico na luta pela libertação do povo palestino. Ainda que o reconhecimento tenha sido mais simbólico do que com reais efeitos práticos e, por isso mesmo, não seja plenamente satisfatório, as autoridades palestinas já começaram a redigir “Estado da Palestina” nos documentos oficiais, a fim de reforçar o Estado palestino “em campo e estabelecer suas instituições (…) e sua soberania em seu território”. A notícia foi divulgada pela agência oficial Wafa nesta semana e reforça a ideia de que a luta em prol do povo palestino, sua autodeterminação e de uma paz justa e duradoura no Oriente Médio precisa se fortalecer ainda mais em 2013. Principalmente num momento em que a imprensa noticia que o crescimento, em Israel, de partidos identificados com a colonização dos territórios palestinos aumenta o pessimismo sobre as chances de que haja um acordo de paz a curto ou médio prazo.

Entre novembro e dezembro, simultaneamente à assembleia-geral da ONU, foi realizado em Porto Alegre o Fórum Social Mundial Palestina Livre no qual os movimentos sociais e as entidades que defendem a causa palestina, entre as quais a Contee, uniram-se em busca não só de demonstrar solidariedade à causa palestina, mas também de promover ações que fortaleçam a batalha para, entre outros objetivos, acabar com a ocupação israelense e derrubar o muro que proíbe a livre circulação de pessoas e produtos entre as cidades e vilas palestinas. Agora é a vez de avaliar os resultados dessa iniciativa e preparar novas manifestações.

No mês passado, representantes de dez das entidades que compõem o Comitê pelo Estado da Palestina (CEP) – Contee, a centrais sindicais CTB e Força Sindical, Cebrapaz, Fearab, Fepal, GT Árabe/Cepgom, as revistas Zunái e Sawtak e PCdoB – se reuniram para fazer uma análise do FSM Palestina Livre e traçar novas ações para 2013. Segundo o relato repassado pelo sindicalista Antônio Marsicano Miranda, da Força, e pelo sociólogo Lejeune Mirhan, “a realização do FSMPL foi uma vitória imensa dos movimentos sociais no Brasil”. “Foi o primeiro Fórum Mundial realizado em POA sob o comando de entidades e não mais de ONGs”, diz o balanço, parabenizando também a CUT “pela organização, pela amplitude como conduziu os trabalhos e pelos esforços na obtenção de recursos”.

Pelos dados do CEP, o FSMPL teve 6 mil inscritos, 160 eventos, 300 organizações e entidades e 36 países. “A marcha de abertura com pelo menos dez mil pessoas foi fundamental, grandiosa. Foi uma das maiores manifestações de solidariedade já realizada pelos brasileiros e pelo movimento internacional”, destaca o relato.

Os resultados do Fórum certamente terão desdobramentos em 2013. Além de o sionismo ter fracassado ao tentar “barrar, cancelar, desmoralizar e desmobilizar” o FSMPL, foi registrada a presença da comunidade judaica antissionista no evento. Esse é um grande passo em busca da paz e, por isso mesmo, uma das apostas em 2013 é encontrar e trabalhar com judeus antissionistas que sejam solidários aos palestinos, como existem em várias partes do mundo, e convidá-los para integrar o CEP com suas entidades.

Também está sendo organizada para abril deste ano a 2ª Missão de Solidariedade, que ficará dez dias na Palestina. A Contee integrou a delegação da primeira missão, realizada em junho de 2012. Depois dela foi editado o livrete “Justiça, paz e liberdade”, onde foram narradas as experiências dos integrantes da missão. O livrete teve apresentação escrita pela coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, na qual foi enfatizado que “a causa da Palestina é a causa da humanidade”. A ideia agora é editar um segundo livro, com contenha depoimento dos presidentes das seis maiores centrais do país e um artigo de Socorro Gomes, que preside o Conselho Mundial da Paz.

Além disso, serão feitos esforços para que as entidades do CEP participem do Fórum Social Mundial que ocorrerá de 26 até 30 de março de 2013 na cidade de Túnis. A próxima reunião do CEP ficou agendada para o dia 5 de fevereiro.

Da redação, com informações do CEP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo