Conape em pauta: Do encontro da Contee à reunião com os fóruns estaduais

Termina na próxima sexta-feira (4) as inscrições para o encontro organizado pela Contee, a ser realizado no dia 17 de agosto, em São Paulo, para discutir a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). As entidades filiadas devem se inscrever pelo Portal da Confederação

O encontro acontecerá na semana seguinte a uma série de eventos referentes à Conape e ao Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), em Brasília. No dia 8, a Coordenação Executiva da Conape 2018 se reunirá na sede da Contee. No dia 9, é a vez de uma reunião da coordenação do FNPE com os coordenadores dos fóruns estaduais de educação. Já no dia 10, as entidades participarão de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal para debater o processo de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos. Também haverá outra audiência, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, sobre a Lei de Responsabilidade Educacional.

“Para além de continuar fortalecendo este espaço de resistência que se configura nesse Fórum Nacional Popular de Educação e na organização da Conape, o mais importante, neste momento, é principalmente a integração dos fóruns estaduais”, destacou a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Bezerra Hostin dos Santos. “Hoje já são 18 fóruns estaduais pelo país que integram essa discussão e que, neste momento, se colocam também à disposição para fortalecer este espaço democrático. A Conape começará a se consolidar para além das entidades que iniciaram esse processo”, avaliou.

Segundo ela, esse é o maior significado das reuniões da próxima semana, que também terão impacto no encontro promovido pela Contee no dia 17. “Porque, a partir de agora, esses fóruns começarão a levar para seus estados e municípios esse espaço de conferência popular, podendo, assim, gerar uma grande comoção em torno de uma pauta diferenciada, uma pauta de cumprimento daquilo que não tem sido feito”, resumiu Adércia. “Esse espaço dá um salto — e um salto significativo — no sentido de organização popular.”

Por Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo