Conatee aprova resoluções e plano de lutas e homenageia dirigentes

No último dia do 10º Congresso da Contee, Conatee, domingo, 25, pela manhã, foram votadas as emendas às teses apresentadas pela direção executiva. Em seguida, o coordenador-geral, Gilson Reis, homenageou os sindicalistas e dirigentes que contribuíram para a construção da Contee nos 30 anos de sua existência, em especial os que estão deixando a diretoria. “O trabalho dedicado à nossa resistência e nossa luta foi executado por homens e mulheres que atuaram em cada escola, em cada canto deste país. Foi produzido um vídeo em homenagem a todos os que estão deixando a direção, mas continuarão na nossa luta pela reconstrução de nosso país e do movimento sindical”. (veja o vídeo).

Madalena Guasco, coordenadora da Secretaria Geral, realçou “a característica ímpar de ter um trabalho de unidade, para além das divergências, uma ação de construção coletiva dos rumos políticos e organizativos para este Conatee e para a nossa entidade. Agradecemos a todos os delegados e delegadas e um agradecimento especial ao grupo de apoio, que foi fundamental para garantir o êxito de um congresso realizado pela primeira vez via internet, mas bastante participativo”.

José Ribamar Virgolino Barroso, que está deixando a coordenação da Secretaria de Finanças, considerou que a Contee “é uma entidade plural e a sua unidade é o que a mantém viva para os próximos desafios. Em Cuba, vi num muro em que estava escrito que a unidade dos cubanos é o que garante a revolução socialista. Também é a unidade que nos manterá atuantes. Deixo a direção feliz, vendo dirigentes novos, renovando a nossa direção. E somos movidos pela esperança, continuando a luta nas nossas bases”.

João Batista da Silveira, que concluiu seu mandato como coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos, afirmou que “o Conatee foi vitorioso. Quando convocado, tínhamos dúvida sobre sua realização; a quantidade de sindicatos em condições de participar era de apenas oito, e conseguimos chegar a mais de 70 neste plenária final. O período em que estive na Executiva foi de muito aprendizado e mudei muito. A convivência no Jurídico me deu uma visão mais ampla da nossa atuação e faço um agradecimento especial ao nosso consultor Geraldo Santana, sempre um professor no exercício da advocacia”.

Os trabalhos continuam à tarde, com a eleição e posse da nova diretoria. Apenas uma chapa concorre: #COMPROMISSO com a #LUTA PELA VIDA. PELOS DIREITOS. PELA DEMOCRACIA.

As resoluções, moções e o plano de lutas aprovados no 10° Conatee estão passando por processo de revisão e serão divulgados brevemente.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo