Conatee Extraordinário enfatiza importância do fortalecimento da Confederação e das entidades de base

A tarde desta sexta-feira (26) no Conatee Extraordinário Messias Simão Telecesqui foi dedicada ao debate sobre o fortalecimento da Contee, passando por sua organização sindical e sustentação financeira, e a reforma estatutária da Confederação.

Os trabalhos foram abertos pela coordenadora da Secretaria-Geral da entidade, Madalena Guasco Peixoto, que traçou um histórico da Contee nessas quase três décadas, do início das atividades, passando pela atuação nacional na construção de política públicas até o cenário atual, de luta contra o neoliberalismo, em prol da democracia e em defesa dos direitos dos trabalhadores e da educação pública. “Se nestes 30 anos a Contee teve papel fundamental, esse papel dobra agora. Porque a luta política se dá no âmbito nacional”, destacou.

Foto: Leandro Freire/TREEMIDIA

O histórico foi seguido pelos coordenadores da Secretaria de Assuntos Estratégicos e Banco de Dados, Fábio Eduardo Zambon, e da Secretaria de Organização Sindical, Oswaldo Luís Cordeiro Teles, que voltaram a defender a necessidade de articulação e atuação coletiva. “Como reordenaremos sindicatos e federações se não tivermos unidade?”, questionou Zambon, reiterando que é preciso um esforço político de todos nessa construção. Oswaldo acrescentou: “O principal ponto que temos que discutir é a nossa representatividade. É preciso fazer o enfrentamento ao capital, de forma orgânica, e a Contee deve ser o núcleo para que façamos isso melhor.

Foto: Leandro Freire/TREEMIDIA

Após a apresentação dos números pelo coordenador da Secretaria de Finanças da Confederação, José de Ribamar Virgolino Barroso, passou-se às intervenções dos delegados e delegadas do Conatee, que fizeram considerações sobre as teses apresentadas pela diretoria, bem como sobre as propostas de mudanças no estatuto, amplamente debatidas e necessárias frente aos ataques aos direitos trabalhistas e ao movimento sindical. Os destaques apresentados serão votados neste sábado (27).

Foto: Leandro Freire/TREEMIDIA

Fotos do primeiro dia de Congresso
Fotos do segundo dia de Congresso

Por Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo