Conferência Internacional debate educação de qualidade em tempo de pandemia

Divulgação

O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, representa a Confederação amanhã (10), a partir de 13h30, na Conferência Internacional dos Educadores. O encontro, que, neste ano será virtual, é organizado pela Confederação dos Educadores Americanos (CEA), à qual a Contee é filiada, juntamente com a Federação dos Sindicatos de Docentes Universitários da América do Sul (Fesiduas) e da Federação de Sindicatos de Trabalhadores de Ensino (STEs Intersindical). A transmissão será ao vivo pela página da Contee (https://www.facebook.com/sigacontee) e do Sinasefe no Facebook.

O objetivo, segundo a CEA, é dar continuidade aos debates e reflexões realizados no 17º Congresso Internacional Pedagogia 2021, que teve como tema central os “Objetivos de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030”. “O Congresso Pedagogia 2021, ocorrido de 1° a 3 de fevereiro em Havana (de forma remota), tornou-se uma oportunidade ímpar de reflexão e conhecimento sobre as experiências educacionais cubanas no contexto da pandemia. Cabe considerar que, entre os objetivos desta edição, estava avaliar o estado de cumprimento da Agenda 2030, em particular do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 4, referente à meta de assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, centrada no desenvolvimento integral e formação cidadã dos estudantes”, destacou a coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Contee, Maria Clotilde Lemos Petta.

O atual presidente da CEA, Fernando Rodal, destacou a importância da Conferência Internacional desta quarta-feira. Para ele o objetivo é fortalecer a identidade da CEA, permitindo que a entidade siga ampliando e cooperando com o diálogo e a ação político-social intercontinental dos trabalhadores em educação. Além de pautar a educação no contexto da pandemia, a intenção do debate é reforçar a importância da unidade dos trabalhadores. “A unidade é a coisa mais difícil de construir. Mas ela é uma boa utopia, uma utopia que nos faz caminhar e construir as lutas”, defendeu Rodal.

Está confirmada a participação de palestrantes de Espanha, Argentina, Uruguai, México, Cuba, Venezuela e Brasil. A palestrante de Cuba, professora Niurka, presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Educação, Ciência e Esportes (Sinteco), fará uma comunicação especial analisando os avanços e os desafios da educação cubana. Além da Contee, haverá a participação de palestrantes da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe).

Com informações da CEA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo