Confira 9 dicas do guia sanitário e prepare-se para os atos pelo ‘Fora, Bolsonaro’

Se você for aos atos, cuide-se, leia o Guia Sanitário com medidas de segurança contra a Covid-19 elaborado pela rede de médicos populares. Se não for, use suas redes sociais e divulgue o #24JFORABOLSONARO

A CUT orienta a toda militância, trabalhadores, trabalhadoras e sociedade em geral a participar dos atos pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) neste sábado (24), desde que se sintam seguros para isso, não tenham comorbidades nem tenham qualquer sintoma de gripe.

É preciso se cuidar muito, alertam os dirigentes, lembrando que o país está no maior luto coletivo da história pelas 545.690 vidas perdidas desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março do ano passado, e que a nova variante que está se espalhando pelo mundo, a Delta, é muito mais transmissível, além disso, o país tem um número de imunizados muito pequeno.

Para tentar evitar a disseminação do novo coronavírus e o adoecimento de mais brasileiros, a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) elaborou um guia sanitário com nove medidas de segurança que devem ser observadas por todos aqueles que participarm protestos de rua, como o marcado para o próximo sábado, dia 24.

Confira as regras e vá às ruas seguro:

1. As manifestações devem ser feitas SEMPRE em local aberto e bem ventilado

2. Manter distanciamento de 2 metros entre manifestantes.

3. Uso de máscara deve ser obrigatório, de preferência, PFF2/N95 ou máscara cirúrgica embaixo da máscara de pano. Sempre bem ajustadas no rosto, sem vazamentos.

4. Recomendamos aos movimentos que puxam as manifestações que forneçam máscaras adequadas àqueles que não possuem.

5. Muito importante pensar no deslocamento até o ato. Preferir transportes com janelas abertas e usar máscara o tempo todo.

6. Não deve haver abraços ou beijos. Evitar compartilhar objetos pessoais, água e alimentos.

7. Lavar as mãos ou *utilizar álcool em gel sempre que for tocar nos olhos, boca, nariz ou na máscara*.

8. Leve máscaras extras para outras pessoas que necessitam.

9. Não devem participar as pessoas com sintoma suspeito de Covid-19 ou teste positivo, ou ainda que tiveram contato com pessoas com sintomas ou teste positivo.

Exemplos de sintomas: Tosse, Febre, Cansaço, Dor de cabeça, Coriza, Congestão nasal, Dor de garganta, Perda de olfato ou paladar, Falta de ar e Diarreia.

O guia de segurança sanitária chama atenção para o deslocamento até o local do ato. A preferência é por transportes bem ventilados e o uso da máscara é indispensável no trajeto.

Como em qualquer ocasião durante a pandemia, não deve haver beijos e abraços. Objetos pessoais, alimentos e bebidas não devem ser compartilhados.

CUT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo