COMPARTILHE
Reprodução/Contee

A Diretoria Executiva marcou para os dias 25, 26 e 27 de julho o Congresso Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, Conatee. O evento, extraordinário, foi decidido no XX Conselho Sindical (Consind), realizado em novembro de 2018. “Naquele encontro, aprofundamos a discussão sobre a conjuntura política, econômica e social que se anunciava com a posse do presidente de ultradireita, Jair Bolsonaro. Vamos resistir e retomar a construção do estado democrático e com justiça social. A Contee é fundamental para essa luta”, considerou o coordenador-geral, Gilson Reis.

O X Conatee tratará da conjuntura política, os desafios financeiros, a estrutura educacional e questões organizativas, inclusive reforma estatutária. Uma comissão, integrada pelos membros da Executiva Gilson Reis, Madalena Guasco Peixoto, Fábio Eduardo Zambon, José de Ribamar Virgolino Barroso, Oswaldo Luis Cordeiro Teles e Ademar Sgarbossa vai preparar a organização do Congresso.

Fórum de educação

Na reunião, neste dia 31, os sindicalistas também trataram da realização do Fórum Nacional em Defesa da Educação (FNDE) e pretendem ativar um movimento nacional permanente em defesa desse tema, envolvendo não apenas os trabalhadores, mas também os estudantes, seus familiares e o movimento cultural e popular.

A importância das entidades financiarem a Contee devido ao seu papel fundamental na resistência à ofensiva ultraliberal e conservadora foi salientada na reunião, que discutiu também medidas para reduzir gastos diante da crise econômica e dos cortes de recursos impostos ao movimento sindical com as mudanças na legislação trabalhista.

Como tarefas imediadas, foi aprovada a ação de solidariedade aos trabalhadores e demais vítimas do crime da Vale em Brumadinho em Minas Gerais, inclusive denunciando as violações trabalhistas da empresa e os prejuízos causados pela reforma trabalhista. A Contee também vai atuar na luta contra a reforma da Previdência pretendida pelo Governo Bolsonaro, que prejudica trabalhadoras, trabalhadores, aposentadas e aposentados.

Foi anunciado que André Jorge Marinho, do Sinpro Rio, integrará a Diretoria Plena da Contee, ocupando a vaga deixada por Lígia Baptista Carreteiro, coordenadora da Secretaria de Formação, falecida no ano passado.

COMPARTILHE

RESPONDER PARA:

POR FAVOR ENTRE COM SEU COMENTÁRIO!
POR FAVOR ENTRE COM SEU NOME