Conquista do voto feminino no Brasil completa 82 anos; luta pela representatividade das mulheres persiste

Foi em 24 de fevereiro de 1932, com a entrada em vigor do Código Eleitoral Provisório, que as mulheres tiveram garantido em lei o direito de votar no Brasil. Nesta segunda-feira (24), portanto, comemoram-se 82 anos do Dia da Conquista do Direito ao Voto Feminino. De lá para cá as mulheres tornaram-se a maioria do eleitorado brasileiro: segundo o IBGE, o Brasil tem quase 142 milhões de eleitores, sendo que mais de 73,7 milhões são mulheres, o equivalente a 52% do total.

No entanto, embora estejamos sob o governo da primeira presidenta da história do Brasil, atualmente as mulheres ocupam somente 9% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 13% das do Senado. Por isso, se a eleição de Carlota Pereira de Queirós, em 1934, tornou-a, há exatas oito décadas, a primeira deputada federal brasileira – dois anos depois da conquista do voto -, a luta pela emancipação política da mulher e o aumento de sua representatividade ainda persiste.

Formada por uma categoria com imensa maioria de mulheres e defensora veemente da igualdade de gênero, a Contee se junta às vozes dos que clamam pela construção da representatividade da mulher em suas mais diversas formas – sindical, partidária, eletiva, cidadã. Assim celebramos a data de hoje fazendo também um alerta sobre a necessidade de uma reforma política para superar a distância que ainda persiste entre o número de homens e mulheres nos espaços de poder no Brasil, em prol de uma sociedade mais justa e mais igualitária.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo