Consind repudia indicação de novo ministro da Educação e convoca congresso para 2019

O Consind deliberou que o X Congresso Nacional da Contee, Conatee, será realizado no ano que vem, em data ainda a ser definida. “Este Consind aprofundou a discussão sobre a conjuntura política, econômica e social que estamos vivemos e que se anuncia com a posse do presidente de ultradireita, Jair Bolsonar, em 1º de janeiro, e consagrou o lema com que foi convocado – ‘Unidade, Organização e Resistência’. Vamos resistir e retomar a construção do estado democrático e com justiça social. A Contee é fundamental para essa luta”, considerou o coordenador-geral, Gilson Reis.

O X Conatee tratará da conjuntura política, os desafios financeiros, a estrutura educacional e questões organizativas, inclusive reforma estatutária. Os participantes também debateram os desafios, caminhos e necessidade de maior troca de informações durante a Campanha Salarial de 2019, que já teve início em várias entidades.

“A educação e a cultura serão muito atacadas no próximo governo e por isso devemos levar ao Fórum Nacional em Defesa da Educação (FNDE) uma proposta de campanha e movimento nacional permanente em defesa desse tema. Vamos combater a Lei da Mordaça nos campos social, político e jurídico, inclusive em ações conjuntas com os governadores, prefeitos e parlamentares contrários a essa lei. Vamos também combater a reforma da previdência, que ataca direitos dos trabalhadores. A Contee deve participar da formação frente ampla nacional em defesa da democracia e contra o fascismo. No primeiro semestre, priorizaremos o acompanhamento das campanhas salarias da categoria. Continua na ordem do dia, igualmente, a nossa campanha Apagar o professor é apagar o futuro. No mais, a dinâmica da conjuntura vai nos colocar novos desafios e estaremos atentos a isso”, afirmou Gilson ao plenário, que aprovou essas prioridades.

Por fim, foi aprovado manifesto de repúdio à indicação do conservador Ricardo Vélez Rodrígues como ministro de Educação do governo Jair Bolsonaro (leia aqui).

Universidade Metodista

Durante o Consind, sindicalistas que têm negociações com os empresários das universidades metodistas decidiram realizar um encontro, dia 13 de dezembro, na Fepesp, em São Paulo, das 9h às 17h. A Contee acompanhará esse encontro. O diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, afirmou que a intenção “é ver quais os pontos convergentes de nossas pautas para que avancemos unidos nas conquistas junto à instituição”.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo