CONTEE debate PNE na APROPUCC

O debate sobre o Plano Nacional de Educação, realizado em conjunto pela Associação dos Professores da PUC Campinas (APROPUCC) e a Faculdade de Educação, no dia 9/05, contou com uma participação importante de professores da rede pública e da universidade, além de estudantes de diversos cursos.

O evento teve como palestrista a professora doutora Madalena Guasco Peixoto docente da Faculdade de Educação da PUC – São Paulo e Coordenadora Geral da Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) e como moderadora a Professora Doutora Luzia Siqueira Vasconcelos da Faculdade de Educação e Diretora do Centro de Ciências Humanas Sociais Aplicadas (CCHSA) da Puc – Campinas.

Os debates em torno do PNE foram muito ricos, apontando exatamente os principais desafios que estão colocados para a aprovação do PNE construído pela sociedade civil organizada no Congresso Nacional de Educação – CONAE.

Após várias emendas, identifica-se que o principal entrave é o que se refere à destinação de 10% do PIB para a educação. Os participantes também manifestaram preocupação com o processo de implementação das diretrizes contidas no PNE nos Estados e municípios, condição que exigirá a manutenção constante da mobilização da sociedade em geral e dos vários segmentos ligados à educação em especial, para garantir um processo democrático de discussão e implantação do PNE.

A Apropucc considera que o evento foi um sucesso por ter reunido mais de 300 pessoas e por ter demonstrado mais uma vez que a realização de importantes debates na universidade deve ser feitos em parceria com faculdades e centros, com o objetivo de envolver cada vez mais a comunidade nos temas de interesse da sociedade e da comunidade universitária.

Fonte: APROPUCC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo