Contee denuncia que setor privado dirige a educação

O coordenador da Secretaria de Políticas Sociais, Rodrigo de Paula, representou a Contee na Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 9, para discutir a “Formação dos Profissionais da Educação”. Ele começou sua intervenção denunciando que “se a reforma da Previdência for aprovada, nenhum professor do setor privado vai se aposentar. Esse é um dos motivos de que ninguém quer ser professor”. Para ele, é o setor privado que está dirigindo a educação brasileira.

A audiência foi presidida pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) e Rodrigo compartilhou a mesa com a presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação (Anfope), Lucília Lino de Paula, Rosilene Corrêa, dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e Luiz Fernandes Dourado, professor emérito (UFG) e relator das Diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE). Convidado, o Ministério da Educação não enviou representante.

Abordando a formação de professores, Rodrigo informou que existem cursos de pedagogia à distância “em que os alunos não têm qualquer vivência em sala de aula. Sem professores qualificados, não teremos educação qualificada. Atualmente, 75% das vagas do ensino superior são do setor privado, assim como mais de 30% do ensino básico e médio. Não podemos deixar que o setor privado dirija a educação. Os professores são mal remunerados, sofrem com o assédio moral, a rotatividade, as demissões imotivadas. É urgente que o Estado faça o acompanhamento do ensino privado”.

Assista à Audiência Pública aqui

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo