Contee e UNE: Educação não é mercadoria!

A campanha “Educação não é mercadoria” foi lançada há alguns anos pela Contee para combater no processo de financeirização e desnacionalização do ensino superior privado em curso no Brasil. Agora, com o mesmo lema, a UNE lança campanha contra o aumento abusivo nas mensalidades, problema que tem a mesma origem: a busca incessante dos empresários do ensino por lucro, em detrimento da qualidade da educação.

A Contee e a UNE estão lado a lado na luta pelas bandeiras desta campanha, que vão além da defesa da redução da mensalidade: mais democracia e mais qualidade nas instituições de ensino, combate à desnacionalização da educação e defesa da aprovação do Insaes e da reforma universitária.

Veja abaixo a campanha lançada pela UNE:

Estudantes estão atentos aos abusos das universidades privadas e a sanha dos “tubarões do ensino”

Fim de ano é época de descansar, tirar as merecidas férias e planejar o que virá pela frente. Para os estudantes das universidades privadas, no entanto, é tempo também de ficar atento aos abusos cometidos pelas instituições de ensino. É nesse período de renovação das matrículas que os “tubarões de ensino”, os donos das faculdades particulares, avançam com toda a ganância e fazem vítimas, principalmente com o aumento das mensalidades, desrespeito aos inadimplentes e cobranças de taxas abusivas.

Para manter atentos os estudantes, a UNE vai reforçar a sua vigilância nas universidades privadas com a campanha “Educação não é Mercadoria”. O objetivo é alertar os estudantes para os seus direitos e evitar que as instituições mantenham as suas corriqueiras práticas abusivas.

Além de sucateamentos e reajustes abusivos, o ensino superior privado do Brasil tem convivido com descredenciamento de universidades, falta de fiscalização do MEC, ausência de pesquisa e extensão, falta de democracia, intimidação do movimento estudantil, cobrança de taxas ilegais e punições aos inadimplentes.

A UNE luta há anos por um ensino superior democrático e a serviço do desenvolvimento nacional. Ao longo dos mais de 76 anos, foram diversos projetos, campanhas, passeatas e jornadas para levar essa ideia à frente, sempre com o objetivo de transformar a universidade para transformar o Brasil. A atual gestão vai prosseguir cada vez mais disposta a criar condições melhores para os alunos das instituições privadas.

Por isso, entendendo que é chegado o momento de avançar nas conquistas, a UNE reformula sua própria concepção de universidade e convoca os estudantes brasileiros a assumirem papel protagonista nas transformações do ensino nesse fim do ano. “+Qualidade – Mensalidade”, “Contra a desnacionalização do ensino”, “Democracia já”, “Aprovação do INSAES” e “Reforma Universitária” são os temas presentes nessa campanha.

Compartilhe e divulgue! #EducaçãoNãoéMercadoria

Banner “+Democracia – Mensalidade”

Banner “+Qualidade – Mensalidade”

Banner “Contra a desnacionalização da universidade”

Banner “INSAES: aprovação já”

Banner “Em defesa da Reforma Universitária da UNE”

Com informações da UNE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo