Contee encomenda pesquisa que projeta radiografia da educação brasileira

Estudo traz ainda os níveis de relações de trabalho do segmento

Por meio de pesquisa, a Contee coloca disponíveis informações sobre os dados da educação brasileira. Este estudo pode permitir avanços nas negociações salariais em nível nacional.

Em uma das tabelas, tem-se o número de matrículas, entre 2019 e 2022, nas escolas federais, estaduais, municipais e privadas. Noutra, entre os mesmos anos, observa-se ou revela-se o número de docentes. São quantitativos. Foram compilados a partir de dados do Inep/MEC — Censo Escolar (Educação Básica) e Censo do Ensino Superior.

Outro levantamento encomendado pela Confederação, que ajuda a entender as relações de trabalho das professoras e professores brasileiros, por meio do contrato de trabalho, cujos dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), também está disponível.

Informações sobre a pesquisa de dados

Segundo o pesquisador, Flávio Tonelli, o quantitativo de docentes está mais relacionado com o de postos de trabalhos e representa o quantitativo de indivíduos que estavam em efetiva regência de classe na data de referência do Censo Escolar da Educação Básica.

Ainda segundo Tonelli, se um professor, numa mesma escola, ministra aulas para diferentes níveis educacionais (por exemplo, no fundamental e no ensino médio ou em turmas das séries iniciais e finais do ensino fundamental), ele conta duas vezes.

Numa mesma localidade, também é contado mais de uma vez se ele é professor de redes diferentes. Ainda segundo o pesquisador, no total nacional, os docentes são contados uma única vez, independentemente se atuam em mais de uma região geográfica, estado, município ou etapa de ensino.

Postos de trabalho

Nos dados compilados, onde está ‘Docentes’, refere-se a postos de trabalho, pois não há mapeamento específico de profissionais, mas apenas de postos de trabalhos. O que quer dizer que, em cidades vizinhas, o mesmo docente pode ocupar dois ou mais postos de trabalho.

Esses dados são para as análises das entidades filiadas, a fim de se ter dimensão sobre o crescimento ou não de matrículas e postos de trabalho. Estas informações podem ainda auxiliar nos planejamentos e ações sindicais.

Baixe o estudo em formato Excel
Baixe  o estudo em formato Calc, para Openoffice

Imagem home: Freepik

Marcos Verlaine

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo