Contee inaugura nova fase nas negociações com a Metodista

Reprodução

Aconteceu nesta sexta-feira, 8, via Internet, a primeira reunião de negociação da Contee com o Grupo Educação Metodista, empresa atuante no ensino superior e básico. “Estamos fazendo história, buscando solução em negociações e acordos nacionais”, registrou o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis.

A empresa, desde 2015, vem demitindo funcionárias e funcionários, inclusive grávidas e sindicalistas, desrespeitando a legislação em vigor, e, a partir de 2017, não pagando os direitos trabalhistas, 13º, férias, FGTS, INSS. “O débito aos funcionários, fornecedores e em impostos é de cerca de R$ 500 milhões, sendo que R$ 300 milhões para trabalhadores e trabalhadoras”, relatou Gilson.

As instituições que compõem o Grupo Educacional Metodista, em processo único, requereram, em 9 de abril, autorização para apresentar plano de recuperação judicial. A insegurança jurídica e a incerteza dos professores/as e administrativos/as que são credores dessas instituições de ensino se multiplicaram com a apresentação desse plano. Já aconteceram greves, com apoio dos estudantes, e as entidades trabalhistas fizeram denúncias ao Ministério Público do Trabalho e à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A Contee buscou, juntamente com as filiadas, “entendimento com a empresa para preservar os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras e aconteceu esta primeira reunião, muito boa. Desde o ano passado atuamos para chegar à reunião de hoje. Os representantes patronais vinculam a resolução dos problemas à venda de imóveis. Vamos trabalhar, apresentar propostas, estamos fazendo os esforços locais, estaduais e nacionais para encontrar solução. Nossa luta coletiva continua firme em defesa dos direitos trabalhistas e do pagamento, a professores e técnicos administrativos, de tudo o que lhes é devido pelos anos de dedicação à Educação Metodista”, conta o coordenador-geral.

Juntamente com as entidades diretamente afetadas, a Contee fará contraproposta à empresa e terá novos encontros para discutir os termos de um acordo. Nova reunião acontecerá no próximo dia 20. Foi formada uma comissão da Confederação, integrada pelo diretor de Assuntos Financeiros, Leandro Carneiro Batista; Conceição Aparecida Fornasari, presidenta do Sindicato dos Professores de Campinas e integrante da diretoria plena; e José Geraldo de Santa Oliveira, consultor jurídico.

“Estamos inaugurando uma fase nova, da Contee participando diretamente das negociações, pois a tendência é existirem cada vez mais entidades nacionais de educação e os sindicatos de base, isolados, não dão conta dessa nova realidade. Para a Contee, inaugura-se uma nova dinâmica e uma nova responsabilidade nas negociações e acordos nacionais. Logicamente, estaremos sempre ouvindo os sindicatos, ajudando a coordenar o movimento, a buscar soluções para os problemas que são simétricos nacionalmente. Estamos inaugurando um novo tempo”, observa Gilson.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo