CONTEE participa de debate sobre educação pública e igualdade de gênero na Colômbia

Nos dias 2 e 3 de dezembro, a CONTEE participou da reunião da Rede de Trabalhadoras da Educação da Internacional da Educação para a América Latina (IE), que ocorreu na cidade de Bogotá, na Colômbia. A reunião foi uma prévia do Primeiro Encontro para um Movimento Pedagógico Latino Americano, que começou nesta segunda-feira (5), também na capital colombiana.

O objetivo geral da atividade foi aprofundar a discussão e o posicionamento em defesa da Educação Pública e os direitos das trabalhadoras. O fortalecimento sindical como marco para o desenvolvimento do movimento pedagógico latino Americano esteve presente em todos os debates. Além disso, discutiu-se também a atuação, aporte, perspectiva e incidência da Rede de Trabalhadoras em Educação, bem como foi feita uma avaliação do trabalho no ano de 2011. As participantes ainda aprofundaram o debate sobre a pedagogia em defesa da educação pública para a igualdade.

Participaram do evento 40 mulheres, representantes de 20 organizações nacionais de 13 países da América Latina, da Espanha e da Suécia. A CONTEE foi representada na atividade por sua Secretária Geral, Cristina Castro, e pela Secretária de Gênero e Etnia, Nara Teixeira de Souza. A Coordenadora Geral da Confederação, Madalena Guasco Peixoto, também participou da abertura da atividade.

A discussão sobre a igualdade de gênero, a agenda das trabalhadoras da educação e sua visão do movimento educacional serão aprofundadas no Primeiro Encontro para um Movimento Pedagógico Latino Americano, que acontece até na capital colombiana atá a quarta-feira, dia 7.

Da redação, com informações da CNTE.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo