CONTEE participa do Fórum Social Mundial Palestina Livre

“A Palestina ocupada pulsa em cada coração livre neste mundo e sua causa continua a inspirar solidariedade universal.” É justamente esse o sentimento que vai tomar conta de Porto Alegre na próxima semana, do dia 28 de novembro ao dia 1º de dezembro, durante o 1º Fórum Social Mundial Palestina Livre. É lá que a diretoria executiva da CONTEE vai se reunir no dia 28 e promover uma mesa no dia 29para discutir a educação na Palestina, com apresentação de experiências de diretores da executiva que participaram da caravana da solidariedade àquele povo e região realizada em junho deste ano.

a autodefinição do Fórum Social Mundial Palestina Livre, o evento “é uma expressão do instinto humano de se unir por justiça e liberdade, e é um eco da oposição do Fórum Social Mundial à hegemonia do neoliberalismo, do colonialismo e do racismo através das lutas por alternativas econômicas, políticas e sociais para promover a justiça, a igualdade e a soberania dos povos.” No site do FSM Palestina Livre estão expressos todos os preceitos do encontro, assim como toda a programação, integrada por cinco grandes conferências, além de oficinas, seminários e outros eventos autogestionados, como o da CONTEE, realizados pelas organizações participantes, em torno de cinco eixos temáticos: autodeterminação e direito de retorno; direitos humanos, direito internacional e julgamento de criminosos de guerra; estratégias de luta e solidariedade; por um mundo sem muros, bloqueios, discriminação racista e patriarcado; e resistência popular palestina e o apoio dos movimentos sociais.

Além disso, durante o FSM Palestina Livre, será lançado o livrete “Justiça, paz e liberdade para o povo palestino”, em cujo texto de apresentação a coordenadora-geral da CONTEE, Madalena Guasco Peixoto, proclama que “a causa da Palestina é a causa da humanidade”. “Nosso apoio se materializa em solidariedade concreta. Enviamos três dirigentes sindicais de nossa categoria – um professor e dois auxiliares de ensino, dois dos quais dirigentes de nossa entidade – para a Palestina entre 10 e 20 de junho deste ano. Eles integraram a 1ª Missão de Solidariedade ao Povo Palestino”, conta, na apresentação. “Neste livrete, inclusive, todos eles relatam essa maravilhosa experiência que tiveram ao visitar aquela terra considerada sagrada para mais de três bilhões de pessoas da humanidade.”

A CONTEE também assina um manifesto, subscrito por diversas entidades, em que repudia o Muro da Vergonha, que proíbe a livre circulação de pessoas e produtos entre as cidades e vilas palestinas e apoia as mobilizações populares de cidadãos que lutam por seus direitos inalienáveis ao retorno, ao seu Estado e à sua autodeterminação.

Leia na íntegra o manifesto assinado pela CONTEE

Da redação, com informações do FSM Palestina Livre

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo