Contee participa do lançamento da campanha mundial Outubro Rosa no Congresso

20131001_191858-1Quatro de cada dez mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Brasil vão morrer da doença. Esse é um dos índices mais altos do mundo, o dobro do registrado na Europa. Um dos principais motivos é a descoberta tardia da doença e a dificuldade do acesso a novas terapias de tratamento.

Para alertar a população para a importância da prevenção desse tumor, que é o câncer mais comum em mulheres em todo o mundo, o Congresso Nacional se junta a monumentos em todo o mundo no Outubro Rosa e se ilumina de rosa durante todo este mês. As diretoras Nara Teixeira de Souza (Secretaria de Assuntos Institucionais) e Cristina de Castro (Secretaria de Comunicação Social) participaram da inauguração da solenidade, representando a Contee.

brasilia-rosaPromovido pela Secretaria da Mulher da Câmara, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado, o Outubro Rosa começou com a abertura da Exposição Recomeço, da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, no Senado. Em seguida, foi realizado o Ato de Iluminação, na rampa de acesso ao Palácio do Congresso Nacional, com o grupo feminino de percussão Batalá.

A coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), disse que a campanha quer reforçar a percepção de que a morte por câncer de mama é algo evitável. “O câncer de mama pode ser evitado, mas está sendo agravado talvez pela dificuldade das mulheres de compreenderem a importância da prevenção ou talvez pela sociedade não divulgar o suficiente que estas são mortes absolutamente evitáveis.”

 Com informações da Agência Câmara

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo