Criada Comissão de Acompanhamento do Sisu
O Ministério da Educação institui nesta segunda-feira (4) a Comissão Nacional de Acompanhamento do Sistema de Seleção Unificada (Consisu), que será responsável pelo o acompanhamento dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), visando seu aperfeiçoamento e consolidação.
A criação da Comissão já está publicada no Diário Oficial da União e, segundo a portaria, a Consisu deve realizar estudos para aprimorar o Sisu. Também cabe ao à Comissão opinar, sempre que solicitado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), sobre assuntos relacionados ao Sisu.
A Comissão será composta pelo secretário de Educação Superior do MEC, pelo diretor de Políticas e Programas de Graduação da Sesu e representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais e mais dois representantes de instituições públicas e gratuitas de educação superior participantes do Sisu indicados pela Sesu.
A Comissão deverá realizar reuniões ordinárias e extraordinárias e registrá-las todas em atas. Todos os encontros serão secretariados por um servidor público designado pela Sesu.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. No site do Sisu, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.
Do Portal Brasil