CTB prestigia homenagem a Cuba e aos 5 Patriotas na Nicarágua

A delegação da CTB que viajou até Manágua, na Nicarágua, para participar da 4ª edição do Encontro Sindical Nossa América (ESNA), participou, na manhã desta quinta-feira (25), de um ato de solidariedade a Cuba e aos 5 Patriotas cubanos que se encontram presos nos Estados Unidos, sob a injusta alegação de terrorismo.

João Batista Lemos, secretário de Relações Internacionais da CTB e um dos coordenadores do ESNA, compôs a Mesa de trabalho do ato, organizado pela Federação Nacional de Trabalhadores (FNT) da Nicarágua e contou com a presença de Irma Sehweret, mãe de René Gonzalez, um dos 5 Patriotas.

Há cerca de 13 anos, os chamados 5 Patriotas cubanos (Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González) permanecem presos nos Estados Unidos, sob penas distintas. Pesam sobre eles extensas penas, resultado de um julgamento político, celebrado na cidade de Miami, por conta de seu trabalho de monitoração dos planos terroristas organizados contra Cuba desde a Flórida.

Juan Castillo, coordenador político do ESNA, fez uso da palavra para reafirmar o apoio do sindicalismo latino-americano à causa dos 5 Patriotas, assim como seu respeito, solidariedade e compromisso politico. “Por acaso o governo dos Estados Unidos pode acusar alguém de terrorismo? Eles podem se autodenominar um governo de paz?”, perguntou o dirigente da PIT-CNT, do Uruguai.

Para Castillo, é preciso maior ousadia de todos os lutadores da América Latina para que os 5 Patriotas possam voltar a seus lares. “Precisamos construir as ferramentas necessárias acelerar esse processo”, afirmou. 

Um dos comandantes da revolução sandinista, Tomás Borges, prestigiou o ato dos sindicalistas e afirmou que é hora de transformar a solidariedade aos 5 Patriotas em ações concretas. Ele sugeriu a coleta de um abaixo-assinado em todo o continente, em nome da liberdade imediata dos Heróis. “É preciso furar o tímpano de Obama, que parece surdo ao clamor por justiça neste caso. É hora de superar a fase das declarações formais e da retórica inflamada e fazer algo mais concreto”, disse.


Irma Sehweret
foi homenageada por todos os componentes da Mesa e afirmou que, ao longo da sua luta de 13 anos pela libertação de seu filho e de seus companheiros, nunca havia ficado tão emocionada. “O dia de hoje ficará marcado para sempre. É muito honroso receber tanta solidariedade, tanto amor, tanta dedicação”, disse a “mama”, diante das cerca de 500 pessoas que acompanharam o ato.

ESNA – início dos trabalhos

Ainda nesta quinta-feira ocorrerá, no Auditório da Biblioteca da Universidade Nacional de Engenharia (UNI) “Simón Bolívar”, a abertura oficial do quarto ESNA. Confira abaixo sua programação:

Quinta-feira – 25 de agosto

17h – Ato inaugural
19h – Ato cultural

Sexta-feira – 26 de agosto

9h – Instalação do Encontro em plenário. Saudações das delegações e dados gerais do desenvovimento dos trabalhos.
12h – Trabalhos em três oficinas.
13h30 – Almoço.
15h – Oficinas.
19h – Ato cultural

Sábado – 27 de agosto

9h – Encerramento das oficinas
11h – Resumo dos trabalhos das oficinas. Propostas de moções de solidariedade e propostas para realização do 5º ESNA.
13h – Almoço.
15h – Plenário geral: leitura de resoluções.
17h – Ato de encerramento: Declaração final e Plano de ação.

Fonte: CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo