Datafolha: Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 44%

Pesquisa foi feita nesta quinta-feira (13) e nesta sexta-feira (14); margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 53% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47%. Resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. De acordo com o instituto, cenário de 2º turno continua estável

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14), encomendada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%.

O novo levantamento foi feito nesta quinta-feira (13) e nesta sexta, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com o instituto, o cenário de segundo turno continua estável. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 53% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47%.

  • Lula (PT): 49%
  • Bolsonaro (PL): 44%
  • Brancos e nulos: 5%
  • Não sabe ou não respondeu: 1%

Nos votos válidos, a sondagem apontou que Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47% (veja o infográfico abaixo). Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Já na pesquisa espontânea, os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos. Nesse cenário, Lula aparece com 46%, e Bolsonaro, com 41% (veja o infográfico abaixo). Além disso, 2% responderam “candidato do PT”, e 1% respondeu “22”. Brancos e nulos somaram 6%; outros 3% disseram que não sabem em quem votar; e 1% dos entrevistados deram outras respostas.

Este é o segundo levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. Foram entrevistadas 2.898 pessoas, em 180 municípios, nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01682/2022.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Destaques da pesquisa

O levantamento mostra que Lula lidera:

  • entre as mulheres (51% a 42%);
  • na parcela dos mais jovens, de 16 a 24 anos (51% a 43%) e na faixa de 45 a 59 anos (52% a 41%);
  • entre eleitores com ensino fundamental (57% a 37%);
  • na parcela mais pobre, com renda familiar de até 2 salários mínimos (58% a 36%);
  • no Nordeste (68% a 27%);
  • entre católicos (57% a 37%);
  • e entre quem se declara de cor preta (59% a 34%) ou parda (52% a 42%).

Já o presidente Bolsonaro fica à frente:

  • na parcela com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos (53% a 41%) e entre quem tem renda de 5 a 10 salários mínimos (52% a 40%);
  • nas regiões Sul (55% a 38%) e Centro-Oeste (55% a 39%);
  • entre eleitores evangélicos (65% a 31%);
  • e no segmento de brancos (51% a 42%).

Simulações anteriores de 2º turno

Antes do primeiro turno, que aconteceu em 2 de outubro, o Datafolha também fez simulações de segundo turno (veja o infográfico acima). Na sondagem divulgada na véspera da votação, Lula tinha 54% das intenções de voto, e Bolsonaro, 38%.

Índice de rejeição dos candidatos

A pesquisa Datafolha apontou ainda o índice de rejeição dos candidatos. A sondagem mostra que 51% dos eleitores brasileiros não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 46% não votariam de jeito nenhum em Lula (veja o infográfico acima).

O levantamento anterior do instituto, divulgado em 7 de outubro, indicou que o atual presidente tinha 51% de rejeição, e o petista, 46%.

Índice de aprovação do governo Bolsonaro

A pesquisa Datafolha apontou também os índices de avaliação do atual governo. O levantamento aponta o governo de Jair Bolsonaro tem 39% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 38% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram regular são 22% (veja o infográfico acima).

Na sondagem anterior, o presidente Bolsonaro aparecia com 40% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 37% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideravam a gestão regular eram 22%.

O Datafolha também indica que 47% do eleitorado não confia nunca no que Bolsonaro fala. Outros 26% declararam que sempre confiam nas falas do presidente (eram 28% na anterior), 26% confiam às vezes (eram 25%).

Índice de definição de voto

Quanto ao índice de definição de voto, a pesquisa Datafolha aponta que 6% dos eleitores não estão totalmente decididos em que irão votar para presidente no segundo turno. Os que dizem ter certeza no voto são 93%. (A soma dos valores pode não dar 100% devido ao arredondamento.) A decisão é semelhante entre os eleitores de Lula (95%) e Bolsonaro (94%).

No levantamento anterior, 93% dos eleitores diziam estar totalmente decididos quanto a quem devem votar no segundo turno. Os que diziam que ainda poderiam mudar de opinião somavam 7%.

Principal motivo para votar

A mais sondagem do Datafolha divulgada nesta sexta aponta que 20% dos eleitores de Lula dizem votar no ex-presidente para impedir a reeleição de Bolsonaro (veja o infográfico acima). Entre os apoiadores do atual mandatário, 13% dizem votar nele para derrotar o petista.

O instituto aponta que 78% dos que dizem votar em Lula devem fazê-lo porque o acham o melhor candidato a presidente, ante 83% de Bolsonaro.

Expectativa após a eleição

A pesquisa Datafolha indica que 41% dos eleitores acreditam que a vida ficará melhor com a vitória do ex-presidente Lula e que 27% acreditam que a vida melhorará com a reeleição do presidente Bolsonaro (veja o infográfico acima).

Em relação ao levantamento anterior que trazia esse questionamento, divulgado em 22 de setembro, Lula oscilou dois pontos para baixo nessa pergunta, enquanto Bolsonaro melhorou seu desempenho em seis pontos. Nesse período, o atual mandatário melhorou a avaliação do seu governo, que passou de 32% de ótimos e bons para 38%.

G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo