Dia Internacional de Ação promoverá a unidade dos trabalhadores

Nesta quinta-feira, 3 de outubro, comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional de Ação da classe trabalhadora. A data é uma lembrança à fundação da Federação Sindical Mundial (FSM), em 1945, e neste dia são promovidas manifestações protagonizadas pelos trabalhadores em diversos países para sensibilizar a sociedade sobre suas lutas. A CTB foi uma das entidades brasileiras que destacou o papel desempenhado pela FSM nestes 68 anos na conscientização da população.

O objetivo das manifestações é contribuir para a unidade de ação dos trabalhadores em todo o mundo. Nesta ano, os temas das mobilizações são alimentos, água, medicamentos livros e moradia para todos. Além disso, os trabalhadores de cada país fazem suas reivindicações específicas, as quais, no Brasil, incluem, como ressalta a CTB, a democratização dos meios de comunicação, o fim dos leilões do Campo de Libra, o fim do projeito de lei que amplia a terceirização, entre outras pautas.

Todas essas questões estão na ordem dia da luta da Contee, que aproveita a data para reforçar mais uma vez a Campanha Nacional pela Valorização Profissional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação, em suas duas frentes de atuação: o combate a terceirização nas escolas e a defesa do direito ao descanso. O excesso de trabalho extraclasse, aliás, é a principal razão da greve nacional convocada pela Contee para o dia 20 de outubro.

Da redação, com informações da CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo