Direção da CONTEE divulga moção de apoio à luta dos estudantes chilenos

Reunida em São Paulo/SP, nos dias 12 e 13 de agosto, a diretoria plena da CONTEE aprovou moção de apoio aos estudantes chilenos que reivindicam mudanças no sistema educacional do país. Universitários e secundaristas querem mais investimentos no ensino superior, garantindo que as universidades sejam gratuitas, além de alterações nos repasses para os ensinos básico e fundamental.

A direção da entidade também repudia a repressão violenta aos estudantes e demais manifestantes – vítimas de violência policial e ameaças de morte, até mesmo por meio das redes sociais. Há no Chile uma lei, originada no governo do ditador Augusto Pinochet (1973-1990), que dá às prefeituras o direito de rechaçar manifestações públicas, apesar da Constituição chilena garantir o direito à concentração de pessoas.

A CONTEE reitera que a liberdade de manifestação e luta dos movimentos sociais organizados deve ser respeitada, acima de tudo, bem como ressalta a necessidade de que as reivindicações do povo chileno sejam ouvidas e atendidas.

São Paulo, 13 de agosto de 2011.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino

Foto: Ivan Alvarado/Reuters

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo