Diretor da Contee participa de debate da TV sobre violência nas escolas

O coordenador da Secretaria de Comunicação Social da Contee, Alan Francisco de Carvalho, participou, nesta semana, de um debate sobre violência nas escolas no programa Sobre Todas as Coisas, exibido na TV Brasil Central. A conversa foi motivada pelo caso da professora Marcia de Lourdes Friggi, agredida em agosto por um estudante de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no município de Indaial, estado de Santa Catarina, e também por uma pesquisa feita com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio no país. Segundo o levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.

“Assusta, mas não é nova a situação para a escola de modo geral, para a comunidade escolar”, disse Alan. “Sou professor há 30 anos e passei tanto pelo ensino fundamental, primeira e segunda fases, ensino médio e ensino superior. Isso é frequente. Esse percentual é o que se revela. Há muita coisa que não se diz, há muita denúncia que não chega à sociedade, às autoridades.”

O diretor da Contee também falou do XIX Conselho Sindical da Contee, que será realizado em Brasília de 29 de setembro a 1° de outubro, durante o qual será apresentada a campanha nacional contra a desprofissionalização do magistério, um tema que está diretamente ligado ao combate à violência contra os profressores e professoras.

Assista ao programa completo:

Por Táscia Souza, com informações da TV Brasil Central

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo