Diretora da Contee é incorporada ao grupo de transição

A coordenadora da Secretaria-Geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, foi incorporada ao grupo de trabalho de educação na equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Madalena é doutora em Educação, diretora eleita da Faculdade de Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e foi coordenadora-geral da Contee por quatro gestões, de 2003 a 2016.

A publicação oficial com a nomeação da diretora da Confederação deve sair nos próximos dois dias. A representação da Contee vem corrigir uma distorção significativa que comprometia a discussão sobre educação no âmbito da transição. Isso porque não havia, até então, nenhum representante dos trabalhadores do ensino privado dentro do grupo, marcado por muitos nomes ligados a empresários e a grandes fundações privadas.

As críticas ao fato foram contundentes e a própria Contee manifestou que, no cenário de frente ampla, são necessárias, sim, habilidade e amplitude política, mas também firmeza e determinação. “O diálogo com as forças de mercado que apoiaram a eleição do presidente Lula deve ser construído por princípios e posições claras e inegociáveis”, chegou a escrever o atual coordenador-geral da Confederação, Gilson Reis, em artigo publicado na Carta Capital.

Entre essas posições claras e inegociáveis, que agora terão voz forte na transição, está a bandeira histórica da Contee pela regulamentação da educação privada e contra a mercantilização, a financeirização, a oligopolização e desnacionalização da educação. Vale lembrar que a Confederação é a única entidade nacional que representa professores e técnicos administrativos do setor privado de ensino. Além disso, Madalena Guasco é também a organizadora do livro “‘O capital global na educação brasileira’’, fruto do seminário internacional ‘‘Os diferentes modos de privatização da educação no mundo e as estratégias globais e locais de enfrentamento”, realizado pela Contee. O livro foi publicado pela editora Anita Garibaldi.

Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo