Diretora da Contee participa de debate preparatório para a Conape em SC

Reprodução

A coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais e Formação da Contee, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, participa nesta quarta-feira (11) do debate “Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração e condições de trabalho e saúde”. O tema corresponde ao Eixo IV do documento preparatório para a II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022) e a discussão desta semana está sendo promovida pelo Fórum Estadual Popular de Educação de Santa Catarina (Fepe-SC), dentro da etapa estadual da conferência.

A valorização dos/as profissionais da educação comporta duas dimensões: objetiva e subjetiva. A dimensão objetiva compreende os seguintes aspectos: regime de trabalho, piso salarial profissional; carreira docente; concurso público, formação inicial e continuada, condições de trabalho e outros aspectos. A dimensão subjetiva abarca o reconhecimento social e a dignidade profissional”, destaca o documento-referência da Conape. Isso norteia a conversa não apenas em Santa Catarina, como também nos demais estados e municípios, cuja importância Adércia destaca para fortalecer o debate nacional. A partir do exemplo de Santa Catarina e do que já tem acontecido em outros lugares, como no Rio Grande do Sul, a diretora da Contee reforça o estímulo à organização e à realização das etapas municipais e conferências livres preparatórias em todo o país.

“Entendemos que a Conferência Nacional Popular de Educação não é apenas um evento, é um movimento”, disse ao Portal da Contee, a convite de Adércia, a professora Marta Vanelli, que faz parte da organização do Fepe e do debate em Santa Catarina. “A gente vai se movimentando, vai se organizando, vai chamando mais gente para se integrar nesse debate importante em defesa da educação.”

A Conferência Estadual Popular de Educação (Conepe) em SC foi lançada em abril, mas, desde então, tem sido realizada uma transmissão ao vivo por mês para apresentação do conteúdo dos eixos temáticos. Além disso, cada região do estado tem liberdade para fazer quantas plenárias desejar. Segundo Adércia, a região abarcada pelo Sinpro Itajaí, do qual é presidenta, também realizará seus debates preparatórios para a Conferência final, programada para acontecer entre o fim de outubro e o início de novembro.

Por sua vez, a conferência nacional está agendada para junho do ano que vem. O tema central da Conape 2022 é “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. Já o lema da conferência é “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Por Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo