Diretoria da Contee ultima Consind e prepara seminário

A Diretoria Executiva da Contee se reuniu, dia 28, para debater o andamento dos trabalhos do seu XIX Conselho Sindical (Consind), que acontecerá em Brasília de 29 de setembro a 1° de outubro. “Teremos mais de 300 delegados de 73 entidades de todas as regiões do país. Debateremos a situação internacional e do país, dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros; a campanha contra a desprofissionalização do(a) professor(a); a contrarreforma trabalhista, seus impactos e limites; a resistência política e possibilidades jurídicas. Ainda abordaremos os retrocessos na educação brasileira e a organização da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape)”, informou o coordenador-geral da entidade, Gilson Reis.

Temas como a importância das entidades nacionais; o fortalecimento da Confederação como articuladora da luta dos(as) trabalhadores(as) da educação; a realização de um dia nacional de paralisação, luta e de denúncia da reforma trabalhista; a luta contra a reforma da Previdência, dentre outros, também serão abordados. Os sindicalistas ainda discutirão a realização de campanhas para fortalecer suas entidades; para defender a Escola Democrática, em contraponto à Lei da Mordaça (Escola Sem Partido); a proposta de Plano de Cargo e Salário dos Técnicos e Administrativos, além de ações jurídicas em defesa dos direitos trabalhistas. Haverá debate sobre a organização sindical, do local de trabalho às entidades de base nacional e centrais sindicais.

Crédito: Cristina Castro

Preparando a Conape

A coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, informou sobre os lançamentos da Conape nos estados. Apresentou estudo comparativo, desenvolvido pela Secretaria, dos documentos da Conferência Nacional de Educação (Conae) e da Conape. Expôs cartilha que destaca a conjuntura educacional e as ações a serem desenvolvidas para assegurar que a Conape seja um espaço democrático, popular e de luta. O estudo comparativo e a cartilha serão disponibilizados no portal da Contee assim que forem apresentados no Consind. Falou, igualmente, sobre o livro Plano Nacional de Educação – O epicentro das políticas de Estado para a educação brasileira, de Luiz Fernandes Dourado. O autor doou 120 exemplares para a Contee – cada entidade filiada à Confederação receberá um exemplar.

Seminário jurídico e de campanha salarial

O coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos, João Batista da Silveira, informou sobre a realização do seminário jurídico e de campanha salarial, a ser realizado na segunda quinzena de novembro. O evento abordará a situação enfrentada pelas entidades e buscará traçar uma linha nacional comum para todas as entidades. Serão tratados os temas “Campanha salarial reivindicatória na atualidade” e “Negociação coletiva e assistência sindical na atualidade”.

Em defesa do Estado laico

A diretoria executiva aprovou nota pública em que a Contee “manifesta sua indignação com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a prática do ensino religioso confessional nas escolas públicas do país”. Segundo o texto, para a construção de uma escola democrática “é imprescindível que as religiões sejam tratadas como parte do conhecimento, sem interferência do Estado ou privilégios sobre quaisquer crenças” (veja a íntegra aqui).

Carlos Pompe e Cristina Castro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo